Conhecido também como mercadologia, ele está presente em todos os setores, desde indústrias até serviços. O marketing explora, cria e entrega valores que satisfazem as necessidades do mercado.
A palavra marketing é uma palavra inglesa, derivada de "market", seu significado é mercado. Então, o marketing nada mais é do que a ciência que busca satisfazer as necessidades do mercado consumidor por meio da oferta de produtos ou serviços. Diferente do que pensamos, o marketing não é apenas um bom site, um post nas redes sociais ou um vídeo bem produzido. Estes são parte integrantes do marketing, seu principal objetivo é trabalhar com estratégias que conectem as marcas e seus clientes.
Também é responsabilidade do marketing criar valor e chamar a atenção dos clientes, gerando assim um relacionamento lucrativo com eles. Essa relação vai ser estruturado em vários estágios, seja na entrada de um funil (visitante), aonde a relação ainda está começando, indo até a venda, estágio final do funil (cliente). No texto A Máquina de Aquisição de Clientes, explico melhor os conceitos do funil de marketing.
Então, vem comigo e descubra, qual é a função do marketing.
Gestor de Marketing
Um gestor de marketing, tem por responsabilidade desenvolver o estudo de mercado, definir seu posicionamento e criar as estratégias de divulgação e vendas. O planejamento deve ter como resultado o sucesso comercial e uma relação duradoura entre clientes com marcas.
Para que suas estratégias obtenham sucesso, o profissional de marketing depende do estudo de mercado para definir aquela que mais se adapta a necessidade da empresa. Para tanto, este gestor utilizará o Plano de Marketing. Neste plano será realizado um estudo completo que trabalhará os "4p's" de Marketing.
Por fim, podemos dizer que o objetivo do marketing é equilibrar o que os clientes buscam com o que a empresa tem a oferecer.
Comments