A Consultoria de Marketing deve agir em conjunto com a empresa, levando toda a sua expertise de mercado para auxiliar na sua organização e crescimento.
Uma empresa depende de diversos profissionais para o seu crescimento. Enquanto alguns destes estão dentro da própria empresa, outros precisam vir de fora. E é aà que entra o papel de um consultor. Este profissional, antes de tudo, vai conhecer a realidade da empresa, acompanhar os processos e levar as suas expertises para este cliente. Mas não é só isso, um consultor precisa diagnosticar falhas da empresa, identificar oportunidades e implementar processos de melhorias. Um consultor comprometido, vai indicar novos caminhos que talvez a empresa não esteja vendo, ou mesmo não saiba implementar para o seu crescimento.
Então surge uma pergunta: como o consultor vai trabalhar na minha empresa? Justamente, um consultor, apesar de estar ali entendendo a realidade da empresa, não será um colaborador fixo. Para poder levar resultados efetivos para a sua empresa, ele precisa ter sempre o olhar de fora, mas sem perder o que está acontecendo dentro. Aqui farei uma analogia para que você entenda melhor.
Pense em uma criança que quer aprender a andar de bicicleta. Para ela aprender, precisa ter segurança ao pedalar, e enfrentar o medo de cair. Então, o pai ou a mãe começa a ensinar o filho a como andar de bicicleta. Ele explica os conceitos e vai fazendo com que o filho comece a pedalar. E nas primeiras tentativas, o pai ou a mãe está sempre do lado enquanto o filho pedala. E aos poucos, quando o filho já está ganhando segurança, vai soltando a bicicleta. Aos poucos, quando este filho vai se sentindo seguro e enfrenta o medo de andar de bicicleta, ele não fica mais do lado acompanhando. Deixando com que a criança tome os próprios caminhos. É assim que a consultoria de marketing deve agir. Ela deve ensinar a empresa por quais caminhos deve seguir em um determinado setor, até que ela consiga andar por si só.
Aà surge a pergunta: Uma consultoria é sempre temporária? E aqui darei a minha opinião profissional. Sim. Ela deve ser temporária. Ela tem que ser um suporte para a empresa até que ela consiga crescer pelos próprios meios. Eu entendo que, quanto mais um consultor trouxer uma visão de fora e evitar ser parte da cultura da empresa, melhor para ambos. Estar presente, mas sem estar dentro.
Ok, até aqui eu falei sobre uma consultoria no âmbito geral, mas afinal, como funciona uma Consultoria de Marketing?
O que é uma Consultoria de Marketing?
Não muito diferente do que escrevi acima, uma Consultoria de Marketing, vai agir da mesma forma que outras consultorias, só que voltada para a área de Marketing. Antes de mais nada, um consultor de marketing precisa diagnosticar a empresa, conhecer as ações nas quais ela investe na área, conhecer os concorrentes, entender como os profissionais do setor estão atuando e apresentar melhorias e ações que auxiliem no seu crescimento.
Vamos voltar a analogia do filho que aprende a andar de bicicleta? A empresa é o filho, o Setor de Marketing é a bicicleta, o consultor é o pai. Simples? Parece, mas sempre temos que lembrar que o sucesso vai depender de vários fatores. O principal deles é a sinergia entre o consultor e a empresa. Um consultor não muda a empresa, ele é apenas o fio condutor da mudança, a empresa precisa querer e investir nessa mudança.
Importante! Um consultor não pode estar alheio a realidade da empresa. Não adianta de nada ele indicar uma ação a ser tomada, sendo que ela não condiz com a realidade financeira da empresa. Ou mesmo propor ações que não estão alinhadas com a filosofia da empresa. É preciso ter um olhar de fora, mas sem perder o acompanhamento de dentro. É, o trabalho do consultor não é tão simples.
Ok, mas então, qual é o objetivo de uma consultoria em marketing? Este é o nosso próximo tópico.
Qual o objetivo de uma Consultoria de Marketing?
Diferente do que se pode pensar, o objetivo de uma consultoria de marketing não é fazer uma empresa crescer. Isso é dever da própria empresa. O consultor de marketing, vai entregar uma nova postura para a empresa, para que essa seja mais objetiva, assertiva e produtiva. Ao avaliar os seus processos, ela vai auxiliar a empresa a encontrar novas oportunidades de mercado e diagnosticar possÃveis ameaças.
Agindo de maneira estratégica, o consultor de marketing vai indicar um novo posicionamento para sua empresa e vai elencar as estratégias mais eficientes de acordo com as caracterÃsticas do seu segmento. Aqui cabe uma ressalva, cada empresa tem suas caracterÃsticas próprias e é fundamental que o consultor não caia em uma padronização, atuando de maneira personalizada e compreendendo as necessidades de cada empresa.
Agora, vamos falar sobre metodologia? Este é o assunto do nosso próximo tópico.
Qual a metodologia de uma Consultoria de Marketing?
Aqui vai um ponto importante. Um Consultor de Marketing precisa ter uma metodologia que auxilie a empresa, mas sem que ela perca o seu caráter e filosofia. Se uma demanda é mais simples, não adianta indicar horas em demasia e o mesmo vale para o contrário.
Primeiro de tudo, o consultor precisa diagnosticar e conhecer a realidade da empresa e precisa agir de acordo com essa realidade. Metodologia própria + personalização, este é o caminho para uma consultoria bem balanceada e de sucesso. E outra dica importante, os gestores da empresa tem que estar cientes de como a consultoria vai agir. Mais do que isso, precisam acompanhar todo o processo.
Vou explicar mais sobre o meu formato de consultoria. Eu utilizo uma consultoria própria, mas com base em autores e profissionais renomados, entre eles Peter Drucker, Philip Kotler e Neil Patel. Também levo comigo o peso da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - uma das maiores escolas de negócio do paÃs. Não apenas de teoria, meus 20 anos de atuação no mercado me ensinaram muito sobre empresas e sobre a realidade do mercado. Ok, mas como é essa metodologia?
Como falei por diversas vezes aqui, a primeira parte constitui o diagnóstico da empresa. Essa primeira etapa demanda mais horas de trabalho do que a execução e eu explico o porquê. O diagnóstico serve para conhecer a sua empresa, seus concorrentes e o seu mercado. Neste ponto eu preciso me aprofundar, mergulhar fundo no que a empresa está fazendo e por consequência nas demandas necessárias.
Na segunda etapa, será elaborado o Plano de Marketing, um documento aonde serão descritas as ações de marketing a serem implementadas e o perÃodo de tempo dessas ações. Uma das ferramentas que utilizo neste ponto é a 5W2H, para que possamos mapear todas as ações e os responsáveis. Feito isso, aprovamos as ações e o orçamento junto com os gestores.
Chegamos na parte de execução e aqui procuro acompanhar o processo para entender o que tem funcionado e o que precisa de ajustes. Como no Plano de Marketing iremos definir as métricas de sucesso, vou acompanhar elas de perto. A execução é o estágio que menos demandará horas de consultoria, pois aqui a ideia é a empresa andar por si só e apenas olharmos as métricas de sucesso.
Como cada consultoria demanda uma atenção personalizada, eu divido ela entre 1h e 5h por semana. E o custo? Vamos ver agora.
Quanto custa uma Consultoria de Marketing?
Uma Consultoria de Marketing é sempre cobrada por hora. E o valor total de um projeto vai depender da demanda e do quanto a empresa vai precisar do profissional. No meu caso, uma hora de consultoria tem o valor de R$150,00 e antes de formalizar um contrato, eu converso com os gestores sobre as quantidades de horas necessárias. Isso pode variar entre 1h e 5h semanais. Como defendi diversas vezes aqui neste texto, cada caso é um caso e tudo precisa ser extensivamente alinhado.
Mas vamos supor que você entendeu que sua empresa precisa de uma Consultoria de Marketing e quer fechar um contrato de horas, quais benefÃcios ela trará para o seu negócio? Este é o tópico do nosso próximo assunto.
Quais os benefÃcios de uma Consultoria de Marketing?
Vou citar aqui o problema mais comum quando uma empresa precisa de uma Consultoria de Marketing. A empresa chegou no mercado com um bom produto, ele teve a aceitação por seus clientes e tem um processo bem desenhado, só que… não cresceu. Então os gestores pensam: e agora, como crescer? Como vender mais? Este é o momento na qual uma empresa entende que precisa de uma Consultoria de Marketing.
O principal benefÃcio de uma consultoria de marketing é implementar um Plano de Marketing alinhado com as filosofias e as necessidades da empresa. Elaborado junto com os seus gestores, este documento vai apresentar todo o estudo de mercado, alinhar as estratégias para o seu crescimento e definir os resultados para o sucesso de cada ação.
Uma Consultoria de Marketing, por meio de uma matriz SWOT, vai diagnosticar falhas, identificar ameaças, apontar oportunidades e apresentar as forças que vão auxiliar no crescimento da empresa.
Outro ponto importante, ela precisa analisar constantemente o Retorno do Investimento dessas ações para a sua empresa. Uma boa Consultoria de Marketing vai evitar que você dê tiros no escuro e terá os caminhos para mensurar o sucesso de cada ação que será implementada.
Mas como isso vai funcionar? Este é o assunto do nosso próximo item, a mensuração de resultados.
Mensuração de resultados
Toda a empresa quer faturamento. Eu sei disso e você também. Só que, se não soubermos quais métricas analisar, qualquer número é número. Uma empresa pode crescer o seu faturamento, só que suas estratégias de marketing levam ela a operar no prejuÃzo. Agora você deve estar pensando: ok, então eu quero mais lucro. Sim, interessante, mas quais dados você precisa olhar para obter esse lucro? Entendeu aonde quero chegar? É por isso que você precisa definir quais resultados medir.
Ter 50k de seguidores em suas redes sociais pode ser maravilhoso, mas sem faturamento é só um número no mundo digital. Por outro lado, uma marca nova no mercado, precisa consolidar o seu nome e trabalhar a sua relevância antes do faturamento. E é aà que entra uma Consultoria de Marketing. Ela vai definir, junto com os gestores, quais as metas da empresa e os resultados que vão levar ao resultados desejados.
Como sempre falo, as estratégias precisam caminhar de acordo com a realidade da empresa. Então o consultor precisa entender essa realidade e as possibilidades da empresa para o seu crescimento.
Uau, muita coisa, não? Então é hora de finalizar, pois conseguimos abordar todos os aspectos de uma Consultoria de Marketing.
Conclusão
Neste texto você soube como uma Consultoria de Marketing vai auxiliar no crescimento da sua empresa. Antes de implementar suas ações, um consultor de marketing auxilia propondo ações personalizadas para a realidade da sua empresa, mas com uma metodologia certeira. Você entendeu que um consultor é um braço extra e que este profissional trará novas expertises para o crescimento da sua empresa no mercado. E como um pai que ensina o filho a andar de bicicleta, uma Consultoria de Marketing vai acompanhar as ações até que esta cresça sozinha de maneira segura no mercado.
Já agradeço por ter lido este texto e se você entendeu que precisa de uma Consultoria de Marketing, então acesse aqui e saiba como eu podemos trabalhar juntos o crescimento da sua empresa.
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