Faturar da maneira certa depende de diversas estratégias, mesmo as mídias sociais demandam investimento de tempo e dinheiro.
Se você acha que consegue investir em marketing de graça, está muito enganado. Bem simples, você terá que investir tempo, estudo, pesquisa e também dinheiro. Mesmo um trabalho orgânico em mídias sociais pode roubar o seu foco de estratégias mais lucrativas. O mais importante não é como ou aonde você investe, mas sim, o quanto deste investimento retorna em faturamento para a empresa.
Tem aqueles que ficam cheios de receio na hora de investir em marketing e preferem se manter em uma zona de conforto. Isso é um tiro no pé. Um marketing efetivo demanda planejamento estratégico, análise de métricas e disciplina. E se o desejo é faturamento, o ROI é a principal medição de marketing. Por outro lado, se a estratégia é visibilidade de marca, ai eu aconselho uma uma pesquisa de benchmarking ou share of voice.
Preste atenção, antes de tudo é importante entender quais são as metas da sua empresa, para que posteriormente criar as estratégias adequadas e definir as métricas de resultados.
Este texto vai te ajudar a criar estratégias de conteúdo orgânico, seja para redes sociais ou o seu site. Vamos abordar como tragalhar com influenciadores digitais, como trabalhar o tráfego pago e por fim a calcular o ROI.
Afinal, não existe marketing gratuito.
Conteúdo Orgânico
Este você deve conhecer bem, o conteúdo orgânico ficou mais popular com o advento das mídias sociais. Ele nada mais é do que todo o tráfego gerado sem aporte direto de dinheiro. Lógico que redes como Facebook, Instagram e Tik Tok aumentaram exponencialmente essa possibilidade, mas ela veio muito antes disso. No início dos anos 2000, os BLOGs e o YouTube foram os precursores do tráfego orgânico.
Aliás, veio com eles nasceram os termos blogger e youtuber, e por consequência a profissionalização destes meios. Para uma empresa, um BLOG ou um canal no YouTube são possibilidades para trabalhar com o seu público de diversas possibilidades e com resultados a médio e longo prazo. A grande vantagem destas plataformas é que o seu conteúdo pode ser encontrado a qualquer momento. Bata o usuário pesquisar o assunto.
Digamos que você tenha como meta o aumento do tráfego orgânico no seu site. Para atingir o resultado desejado, você precisará investir em um bom SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca). Isso vai demandar horas de estudo ou um profissional especializado. No caso da contratação, ele montará toda a estratégia de palavras-chaves e também um calendário de assuntos a serem abordados no BLOG.
Em paralelo, pode-se trabalhar as mídias sociais da empresa, mas com foco de tráfego para o site. Se o foco é conversões e vendas, é importante que isso esteja especificado em sua estratégia de comunicação. Hoje é possível criar lojas dentro das plataformas de mídias sociais ou integrar elas com plataformas de e-commerce. Todo o conteúdo orgânico precisa estar dentro da linguagem da empresa, conectar-se com o seu público-alvo e atrair novos clientes.
O YouTube, é uma plataforma riquíssima para quem quer investir em conteúdo orgânico. Com ele é possível indexar os vídeos direto no seu site e ele pode tanto atrair clientes como auxiliar no processo de venda e pós-venda. E pesquisas recentes mostram que ele é a mídia social mais ativa na internet.
Influenciadores Digitais e Permuta
Apesar de ser uma prática do mercado, eu não acho ela profissional e vous explicar o porquê.
Se você é um profissional, você cobra pelo serviço prestado e você consome de uma marca se ela corresponder aos seus valores. Acho que essa frase simplifica tudo, mas sei que a questão da permuta é muito normal, ainda mais com o advento dos influenciadores digitais (ou digitais influencers). Justamente por este motivo cabe uma explicação de como trabalhar com eles de maneira profissional e evitar dores de cabeça.
Assim como quando você contrata um profissional de mídias sociais para sua marca, você precisa estabelecer estratégias com o influenciador digital. Normalmente eles oferecem número de posts, stories e reels, mas isso é apenas uma parte do todo. Eu aconselho a ir mais afundo e aqui deixo as minhas dicas:
Entenda que essa contratação é uma relação profissional e comercial, então é preciso ter uma estratégia bem definida. Por exemplo: visibilidade da marca, número de acessos ao site, conversões em um link ou mesmo a venda;
Antes de fechar o trabalho, solicite informações e prints de métricas atualizadas. As mídias sociais mudam constantemente e você precisa visualizar os números de acessos, as interações que este profissional tem e o seu verdadeiro poder de engajamento. De nada adianta 150 mil seguidores e ter apenas 10 visualizações em um post;
Com os números em mãos e a estratégia definida, estabeleça metas para a campanha que vão além de número de posts. O resultado é tão importante quanto o processo. E estas metas precisam ser definidas por ambas as partes. Neste ponto, defina também uma data final para apresentação de resultados;
Junto com o profissional, faça uma análise criteriosa e converse sobre o que funcionou e não funcionou dentro das estratégias de divulgação. Mais dados e menos achismo;
Lembre-se! Não é porque você escolheu fazer uma permuta que não tem um custo. Se for uma calça cedida ou uma diária em um hotel, o valor precisa ser contabilizado. É um trabalho profissional e precisa ser tratado dessa maneira.
Tráfego Pago
Enquanto o tráfego orgânico trará resultados em médio e longo prazo, o tráfego pago é ideal para estratégias de curto prazo. Uma campanha bem estruturada nesta modalidade é capaz de apresentar resultados em poucos dias. E não adianta escapar do tráfego pago, ele é necessário. A diferença é que com pouco investimento você já pode anunciar no Google ou Meta (Facebook e Instagram).
Aliás, o tráfego pago nos meios digitais veio para democratizar a forma como marcas anunciam seus produtos e serviços. Antes você tinha rádio, televisão e jornal, só que para anunciar nestes meios o valor era muito alto e com pouca mensuração de resultados. Com a internet, você consegue saber tudo, inclusive em tempo real. E se antes você precisava de uma agência para anunciar, agora só precisa de uma conta nas plataformas.
E de novo eu vou bater na mesma tecla, sem uma estratégia bem elaborada, você estará jogando dinheiro fora. Antes de apertar aquele botãozinho de turbinar, procure entender como funcionam os anúncios na plataforma e como eles podem ajudar a sua marca.
Se você deseja aumentar os acessos ao site, então precisa de uma campanha de tráfego. Se o objetivo é cadastro de LEADs, cabe uma campanha de conversão e se a meta é vendas, então o aconselhável é campanhas com foco em ROAS. E não esqueça que além do site, você pode destinar seus clientes para uma landing page de cadastro ou mesmo para o WhatsApp se o atendimento for via plataforma de conversação.
Entendido até aqui? Então vamos para a parte aonde culmina todas essas estratégias, o ROI.
Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento)
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma métrica de medição de uma campanha ou de um investimento realizado. Ele é capaz de dizer quanto a sua empresa ganhou ou perdeu ao realizar ações em diferentes canais. Lembra da permuta? Ela também precisa passar pela análise de ROI. Compreendido?
Mas como que eu vou saber se uma estratégia funcionou ou não, ou mesmo se um investimento é o mais adequado para minha marca? Simples, você precisa testar. E muito. Campanhas diferentes, estratégias diferentes, valores diferentes. Tudo isso precisa ser testado e mensurado para entender o que funciona e o que não funciona. E com o marketing digital é possível receber estes resultados com precisão e eficiência.
Então a minha dica é testar, comece com um mínimo e vai ampliando ao verificar as campanhas que apresentam melhores resultados. Mas como eu vou saber qual o resultado ideal? O ROI tem um cálcula e vou te apresentar aqui:
ROI = (Receita Gerada - Custo) / Custo x 100
Vamos a exemplo bem simples. Você criou uma campanha de marketing nas mídias sociais e seu investimento foi de R$ 1.500,00. O resultado da campanha gerou um faturamento de R$50.000,00, então vamos ao cálculo:
ROI = (R$50.000,00 - R$1.500,00) / R$1.500,00 x 100
R$48.500,00 / R$1.500,00 x 100
32,33 x 100
ROI = 3.233%
Resumindo, essa campanha obteve um ROI equivalente a 3.233% sobre o valor investido.
Lembre-se! No momento em que você for calcular o Retorno Sobre o Investimento, precisa levantar todos os custos da ação. Todas as ferramentas e plataformas precisam ser contabilizadas no seu custo para ter um resultado adequado.
Conclusão
Seja contratando profissionais ou atuando por conta própria, o marketing depende de investimento. Você pode até optar por fazer você mesmo, mas tenha em mente que demandará muito tempo. Independente do tamanho da empresa, é necessário ter estratégias bem elaboradas e métricas de análise bem definidas. Outro fator importante trazido neste texto é sobre a análise do Retorno Sobre o Investimento, ou ROI. Seja com investimento em dinheiro ou por meio de permutas, você precisará contabilizar estes valores e assim entender se uma estratégia está adequada com as meta da empresa.
Agora conta aqui, você contabiliza os investimentos de marketing da sua empresa?
Comentarios