Com uma Assessoria em Inbound Marketing, sua marca irá estreitar e fortalecer a relação com o seu clientes, gerando novas oportunidades de negócio.
Já começo este texto com a seguinte pergunta: Você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Se você não sabe, neste texto eu explico tudo sobre Marketing de Conteúdo, sobre Inbound Marketing e como essas estratégias vão ajudar a alavancar a sua empresa. Mas partindo do princípio, são estratégias que se utilizam do conteúdo e por meio dele fazem a conexão entre a sua marca ou produto com o seu público-alvo. Essas estratégias ocorrem por diversos formatos, abaixo eu cito alguns exemplos:
Vídeo;
Ebook;
BLOG;
Newsletter;
Mídias Sociais;
Podcast
entre outro;
O objetivo por trás do Marketing de Conteúdo é justamente explicar e ensinar o seu consumidor sobre aquilo que você está oferecendo e assim criar uma forte relação entre ambos. Antes de mais nada, é preciso entender que, mesmo marcas poderosas, investem (e muito) no Marketing de Conteúdo. Um exemplo disso é o Nubank, que tem áreas exclusivas para conteúdo, seja via BLOG ou Newsletter.
Investir em um Ebook para captação de dados, um canal no YouTube ou posts em mídias sociais, são algumas das ferramentas de baixo custo e retorno alto. Porém… demanda estratégia, profissionais gabaritados e conhecimento de mercado.
Entendido sobre Marketing de Conteúdo, então me acompanha que vou responder a pergunta: O que faz uma Assessoria em Inbound Marketing?
O que é uma assessoria?
Uma assessoria, seja ela de qualquer área, é realizada por um profissional ou um grupo de profissionais que tem por objetivo aconselhar e auxiliar a empresa em um determinado ramo ou assunto. Digamos que você tenha que fazer o lançamento de um produto e precisa disseminar a informação por diversos órgãos de imprensa. Você contrata uma assessoria de imprensa que vai fazer este contato com os diversos profissionais e veículos de comunicação.
E o que difere uma assessoria de uma consultoria? Bem simples, uma consultoria vai trabalhar para que a empresa crie ferramentas estratégicas e duradouras para o seu negócio. Já uma assessoria vai atuar justamente em ações pontuais que a empresa tem necessidade. Essa atuação pode ser pontual ou por um período de tempo, dependendo da demanda.
O ideal é que a assessoria trabalhe em conjunto com as estratégias planejadas pela empresa e de acordo com o planejamento de marketing. Abaixo cito alguns exemplos de como uma assessoria em Inbound Marketing pode atuar:
Lançamento de um produto;
Assessoria de imprensa;
Organização de um evento;
Elaboração de conteúdo para BLOG;
Pesquisa de Mercado;
Entre outros.
É função de uma assessoria, fornecer dados de pesquisas realizadas, ações implementadas e relatório de resultados do serviço contratado. Uma assessoria também tem a função de aconselhar a empresa sobre as melhores práticas antes sobre a área na qual foi contratada.
O que é Inbound Marketing?
Já começo essa parte de forma simples e direta:
Inbound Marketing é uma estratégia do Marketing Digital.
Já o Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Inbound Marketing.
Algumas diferenças importantes que precisam ser citadas. O Marketing de Conteúdo se utiliza de diversas ferramentas como BLOG, vídeo e Ebook para se relacionar e gerar valor para o visitante. Já o Inbound Marketing será o conjunto de ações que vão muito além do conteúdo.
Uma das estratégias mais utilizadas pelo Inbound Marketing é a geração e tratamento de Leads e consequentemente transformar eles em clientes.
Um resumo dessa parte: O Marketing de Conteúdo vai focar no conteúdo de valor e o Inbound Marketing vai implementar ações que transformem visitantes em Leads. Mas afinal, o que é um Lead?
O que é Lead?
Viu como tudo se conecta? Principalmente nas estratégias de Marketing Digital. Comecei a falar sobre Marketing de Conteúdo e logo conectamos com o Inbound Marketing. Falei sobre Inbound Marketing e agora conectamos com o Lead.
Este termo surgiu nos E.U.A e se pegarmos sua tradução literal significa liderar, mas também vantagem. Seria algo como um protagonista. E para o Marketing Digital, ele significa “cliente potencial”. Acho que este termo deixa mais claro o seu real entendimento.
Um visitante se torna um Lead quando surge uma oportunidade de negócio. Digamos que você tenha no seu site uma Landing Page, com um formulário de contato. Enquanto os usuários estão apenas visitando essa página e lendo o seu conteúdo, eles são apenas visitantes. A partir do momento que eles tomam uma ação como preencher um formulário de contato, ou mesmo acionarem um botão de CTA (Call to Action), este visitante torna-se um Lead. Um Lead, é quando o visitante passa a ser um cliente potencial.
E aqui entram algumas estratégias para que um visitante passe a ser um Lead:
1 - Download de Ebook;
2 - 1h de análise da empresa;
3 - Download de documento organizacional;
4 - Período de teste do seu produto;
Entre outras…
Se você chegou até aqui, então é hora de responder outra pergunta: Como atua uma Assessoria em Inbound Marketing?
Como atua uma Assessoria em Inbound Marketing?
Você já sabe o que é Inbound Marketing e o que faz uma assessoria, então é hora de aprofundar mais e explicar o que faz uma Assessoria em Inbound Marketing. Ela vai planejar
e implementar todos os materiais que podem conectar a sua marca com o público-alvo desejado. Para obter esta conexão, ela vai utilizar o conhecimento sobre as ferramentas disponíveis no mercado, bem como sobre os potenciais consumidores da sua marca.
Enquanto uma Consultoria de Marketing auxilia na gestão e nas estratégias de crescimento, uma assessoria deverá ser contratada depois que essas estratégias já estejam definidas e alinhadas. Ao menos deveria ser assim no plano ideal. De maneira bem simples, a casa tem que estar organizada para pôr as ações em prática e só assim é possível obter os resultados desejados.
Para o sucesso de suas ações, uma Assessoria em Inbound Marketing precisa estar alinhada com a cultura e os propósitos da empresa. Isso fortalece a relação com a marca e o seu cliente e entregará conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Resumindo, a Assessoria em Inbound Marketing une as ferramentas disponíveis no mercado, o propósito da empresa e as estratégias estabelecidas por ela para o seu crescimento.
Apesar de parecer uma tarefa simples, a junção destes três fatores vai depender de diversas horas em reuniões de alinhamento, estudos de mercado e análise de dados. Quanto mais informação, melhor.
Só que antes de continuar, quero que você conheça o Inbound Marketing.
Quando contratar uma Assessoria em Inbound Marketing?
Recapitulando, uma Assessoria em Inbound Marketing terá a função de aplicar uma série de ações para que os visitantes do seu site tornem-se clientes potenciais. Ela não fará a elaboração das estratégias empresariais e nem de gestão, mas sim receber elas e adequar as ações para obter os resultados desejados.
Enquanto a Consultoria de Marketing vai elaborar as estratégias da empresa, a Assessoria em Inbound Marketing vai trabalhar as ações pontuais que conectam a marca com seus clientes. Aqui cabe outro ponto relevante, uma assessoria pode trabalhar junto com um consultor. Vou citar um exemplo:
A empresa contratou um Consultor de Marketing e este, diagnosticou que é necessário uma maior presença digital da marca. Logo, o consultor elabora as estratégias e os resultados desejados pela empresa e depois repassa para que uma Assessoria em Inbound Marketing crie e execute as ações necessárias. Ficou claro?
Aqui vão três dicas importantes antes de contratar uma Assessoria de Marketing de Conteúdo:
Tenha as estratégias de negócio bem definidas;
Suas metas precisam estar bem alinhadas com essas estratégias;
Elabore um bom briefing com todo o descritivo das metas e estratégias.
Agora vamos a mais uma questão importante: Por que contratar uma Assessoria em Inbound Marketing?
Por que contratar uma Assessoria em Inbound Marketing?
Logo de cara eu já destaco o seguinte: fortalecimento da relação entre a sua marca e os seus clientes. E vou de exemplo para mostrar na prática:
A JJ Hotels Group é uma holding que administra hospedagens no litoral sul de Santa Catarina. Para este cliente, foi implementado um BLOG para que o site fosse encontrado nas pesquisas do Google. Com estratégias de SEO (Search Engie Optimization), postamos assuntos da região, dicas de turismo e informações sobre hospedagens. Só que não fica apenas nessa parte.
Os assuntos que abordamos no BLOG são repassados para a equipe comercial e quando um cliente em potencial tem uma dúvida ou precisa de mais informações, os operadores enviam os links dos textos. Essa estratégia aumenta o desejo deste Lead em adquirir a sua hospedagem e também a confiança com a marca.
Outro resultado de impacto, os acessos orgânicos no site saltaram de 150 para 1.200 por mês. E óbvio, com o aumento de acessos, veio um aumento de reservas via site e Central de Reservas. Em alguns meses, este aumento chegou a 1050% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Essas ações resultaram em mais confiança na empresa, uma aceitação do potencial turístico da região e os potenciais clientes preferiram uma acomodação da JJ Hotels Group em comparação aos seus concorrentes. Só que para isso acontecer, foram necessários meses de trabalho e uma construção de conteúdo de valor para o cliente.
Como é um trabalho constante, foram mapeados novos assuntos para alimentar o BLOG periódicamente. Outro meio utilizado é o canal no YouTube. Estão sendo elaborados vídeos com informações e detalhes de cada quarto dessas hospedagens. Isso proporcionou um aumento no número de visualizações dos vídeos no canal da empresa. E o próximo passo é vincular estes vídeos no site.
Não só no quesito resultados, mas uma Assessoria de Inbound Marketing terá uma equipe especializada em cada área. Seja na criação de um copywriting ou na edição de vídeos. Cada profissional vai atender a sua demanda com profissionalismo e toda a expertise que a sua empresa merece.
Percebe como o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa para a sua marca? Com ele, você cria conexões poderosas com seus clientes, reduz o investimento de marketing e fortalece a autoridade da sua marca.
Conclusão
Neste texto expliquei como funciona uma Assessoria em Inbound Marketing e como ela utiliza o Marketing de Conteúdo. Você aprendeu sobre Lead e as estratégias para transformar um visitante do seu site em um cliente potencial. Também entendeu o porquê de contratar uma Assessoria em Inbound Marketing e principalmente, como ela pode ampliar os acessos de visitantes em seu site.
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