Dúvida é muito comum entre os empresários que ainda não investem, mas que sabem que precisam.
Eu começo com uma frase do filme O Senhor do Anéis: O mundo mudou, posso sentí-lo na água, posso sentí-lo na terra, posso sentí-lo no ar. Muitas empresas já entenderam este recado e já estão se adaptando. E se você está lendo este texto, é porque você sabe que precisa mudar, mas a dúvida ainda paira na sua cabeça. É normal, mas é preciso mudar e começar.
O que quero não é apenas propor a aquisição de ferramentas, mas que entenda a importância do marketing no crescimento de uma empresa. E antes que você diga que não investe, saiba que todo mundo investe, alguns mais do que outros.
Mas afinal...
O que é Marketing?
Do princípio, market em inglês é mercado, simples não? Logo marketing é o estudo das necessidades dos mercados. Aprofundando, é o conhecimento dos principais componentes na qual sua empresa atua, como públicos, concorrentes e formas de venda dos produtos. Em tese parece simples, mas não é.
Quando comecei atuar nesta área, ela parecia um bicho de sete cabeças. Foram anos de estudo, desde a minha pós-graduação. Mais que isso, anos de emprenho, disciplina e dedicação. Hoje entendo essa área de forma muito simples e percebo que consegui acompanhar a evolução das tecnologias da área.
Mas, o que um bom profissional de marketing precisa analisar? Bem, ele precisa ver a empresa sob três óticas:
1 - Ela por ela mesmo
2 - Ela frente aos concorrentes
3 - Como ela está inserida no mercado.
Descrevo cada uma delas abaixo.
1. A Empresa por ela mesma
Como ponto de partida, é necessário compreender o situação atual da empresa. É preciso fazer levantamento de dados e trazer algumas questões para essa análise. Nessa análise, as perguntas abaixo precisam ser respondidas:
Qual o histórico da empresa?
Qual o ramo que atua?
Quais os norteadores estratégicos?
Quais os produtos que comercializa?
Qual o tamanho da empresa?
Quantos funcionários?
Qual a média de venda mensal?
Qual o plano de crescimento?
Quais as atuais formas de divulgação?
Quanto mais informação, melhor, para que que assim tenhamos uma visão ampla da empresa. Dito isso, vamos ao segundo ponto:
2 - Ela frente os concorrentes
Hoje não existe empresa que não sofra com a concorrência. E ela é boa, faz você sair da mesmice e investir em melhorar. Mas você precisa conhecer o seu concorrente direto e o indireto também. Exemplo disso é a Uber, uma empresa que não tem táxi, mas abocanhou essa fatia do mercado. Então, tem que ficar atento ao que o mercado está fazendo.
Neste âmbito, as seguintes questões devem ser analisadas:
Quem são os meus concorrentes?
Quais são os seus pontos fortes?
Quais são os seus pontos fracos?
Quais produtos comercializam?
Quais os meios de divulgação?
Qual o preço e as condições de pagamento?
Qual o nível de satisfação?
Existe algum produto ou serviço extra?
Estude tudo, mas seja original, você não precisa copiar eles.
E por fim.
3 - Como ela está inserida no mercado.
Este mercado possui um tamanho e sua empresa precisa saber qual a participação nele. Seja iniciante ou presente há anos. E é fundamental conhecer as necessidades dos seus clientes. Comece hoje essa pesquisa. Isso fará toda a diferença para o seu crescimento. Neste caso, cabem algumas perguntas como:
Quem é o seu público-alvo?
Qual o tamanho deste mercado?
O que estes clientes esperam?
Qual a jornada até a compra?
Aonde ele procura informações?
Quem influencia ou determina o fator de compra?
O que é determinante na hora da compra?
Você deve estar se pergunta, para onde essas informações vão me levar? Simples.
Marketing é conhecimento
E conhecimento é poder. Se você tem todas essas informações, você consegue achar soluções mais assertivas para negociar com o seu cliente. Entregar a mensagem certa, entender suas dores e levar a mensagem certa, na hora certa. E não esqueça, a tecnologia veio para ajudar justamente neste item.
Tenha mais dados e menos achismo para que suas campanhas sejam mais eficientes. Pesquise, estude e conheça o seu cliente ao máximo. Só por este motivo, o investimento já vale a pena.
Então quer dizer que marketing e publicidade não são a mesma coisa?
Marketing não é publicidade
Eu também associava um ao outro, mas não, marketing não é publicidade e nem é comunicação. Aliás, a publicidade é uma parte do marketing ou um braço dele. Ela é justamente responsável por um dos "Ps" de marketing, a PROMOÇÃO.
Seja por meio de campanhas em mídias digitais (mídias sociais, site, canais no YouTube, etc...), tradicionais (rádio, TV, Jornal, Outdoor, etc...) ou na junção de ambas, a publicidade é responsável justamente pela divulgação e incentivo de compra.
Mas se marketing não é publicidade, aonde o marketing atua afinal? E a resposta é...
Nos "4 P's" de Marketing
Também conhecido como Mix de Marketing, ele tem a função não só de planejar, mas fazer com que tudo aconteça no marketing. Obras mais recentes falam em até "8 P's", mas o conceito inicial - criado por Jerome Mc Carthy em 1978 - é o mais popular. Segundo o autor, ao trabalhar cada um desses conceitos vai ajudar você no conceito de um planejamento conciso e eficiente. Eles devem ser muito bem pensados e definidos sob a ótica do público-alvo e andar de acordo com o posicionamento de marca.
E quais são estes "4 Ps"?
Produto
É tudo aquilo que o consumidor vai adquirir por meio da compra. Seja um produto tangível (carro, casa, bicicleta, TV, etc...), ou intangível (viagem, hospedagem, seguro, etc...). E sim, se você é um profissional de serviços, precisa encarar deles como um produto. Simplifique e encare dessa maneira.
Ao pensar no seu Produto, respondas as seguintes perguntas:
Quais são os seus atributos?
Qual a sua funcionalidade?
Como ele pode se relacionar com o cliente?
Como será o seu design?
Como será a sua embalagem?
Que informações ele deve carregar?
Que qualidade deve entregar?
Qual fatia do mercado ele pode atingir?
Só que todo produto presente no mercado precisa de um...
Preço
O preço está totalmente atrelado ao produto e mais, ele vai posicionar ele no mercado.Ele não é apenas um número em uma prateleira.Se um produto está entre a marca A e a marca B, seu preço precisa ser condizente com a sua entrega.
E não é só isso, é necessário trabalhar as políticas que o acompanham e a expectativa de lucratividade. Ele terá eventuais descontos? Terá possibilidade de parcelamento? Sua venda será direta ou terá intermediários?
Deter essas respostas vai ajudar você a chegar ao melhor preço do mercado. Mas para isso você precisa pensar com a cabeça do cliente e conhecer o que os seus concorrentes estão oferecendo.
Lembre-se! Preço e valor são diferentes. Valor é a percepção que o cliente vai ter do seu produto. Seja pela pela sua necessidade, eficiência ou sua entrega.
Preço esclarecido, vamos falar sobre...
Praça
Aqui você define como como o seu produto será entregue ao cliente. O tema é amplo e são muitas variáveis.Só que a praça, ou local, vai impactar diretamente na decisão de compra do cliente. Mesmo um e-commerce é uma praça e você precisa que ele esteja bem preparado.
Se for um serviço, a forma de apresentação e comunicação devem ser claras e precisas. Se a venda terá intermediários, é necessário pensar na comunicação do local. Se for um comércio ou mesmo um restaurante, a localização e o visual são fundamentais.
Tudo impacta na decisão do cliente e precisa ser muito bem pensado.
E qual é o "P" final?
Promoção
Aqui são todos os meios utilizados para promover o seu produto, serviço ou marca. Então, quando você disser "vamos fazer uma promoção", na verdade você já está promovendo. O que ocorre em uma Black Friday, por exemplo, é uma promoção de descontos.
E como você utiliza a Promoção? Por meio de:
Publicidade;
Mídias Sociais;
Assessoria de Imprensa;
Outdoor
Material Gráfico
Entendido?
Ok, mas e onde entra o marketing digital?
Marketing Digital não existe, é Marketing e ponto
Se você leu o texto sobre as 7 lições que tirei do RD Summit, vai saber que falei disso e sim, vou bater nessa tecla de novo. Acho que é porquê sou muito teimoso. Marketing é um setor totalmente estratégico e uma parte da administração de empresas. Ele une análise de mercado, ações de promoção, desenvolvimento de produto e outros.
Ah, mas marketing digital tem estratégia! Sim tem, mas focada no digital, só que marketing mesmo pensa no todo.
Então fica combinado, é marketing e ponto. Sua empresa não pode ficar a merce de apenas uma ou outra estratégia. Agora, para o marketing funcionar, sua empresa precisa de um...
Plano de Marketing
Uma ferramenta completa, o Plano de Marketing vai buscas todas as informações e dados para a análise da sua empresa. Finalizada essa parte, ela vai juntar dados dos concorrentes e definir um públicoãlvo.
Com todas essas informações compiladas, serão definidas estratégias para cada um dos "Ps de Marketing". Junto com essas ações, serão definidas formas de avaliar o sucesso do plano com a equipe responsável e as lideranças.
Alguma das ferramentas que podem ser utilizadas são: 5W2H
DRE
Análise de Venda Mensal e Anual
Definição dos KPIs
Ok, mas a gente volta para a pergunta Por que minha empresa deve investir em marketing?
Conclusão
Ao investir em marketing, sua empresa terá uma visão melhor dos processos e da venda. Se for uma empresa que busca expansão de mercado, conseguirá fazer isso de maneira assertiva e pontual. Caso seja uma empresa embrionária (em criação) terá melhor capacidade analítica sobre sua entrada no mercado. Independente da posição, um bom Plano de Marketing ajudará a prever percalços do e definir as melhores ações para alavancar produtos e obter um faturamento saudável.
Gostou deste conteúdo? Se quiser saber mais sobre o Marketing, indico o livro Princípios de Marketing do Philip Kotler e Gary Armstrong. Ele apresenta de forma didática e com exemplos práticos como o Marketing é fundamental para as empresas.
E se quiser investir em um bom Plano de Marketing, entre em contato e vamos trabalhar juntos rumo ao sucesso.
Comentarios