Principal evento de marketing e vendas da América Latina, o RD SUmmit é realizado em Florianópolis e tornou-se ponto de encontro entre os maiores profissionais da área.
Antes de falar do RD Summit 2022, você vai ter que aguentar, porque vou contar a minha história e a relação com este encontro tão cheio de criatividade. Então tira um tempinho a mais e quem sabe isso te motive a estar lá também.
Tudo começa em 2016 e na época eu administrava os negócios da minha família. Pelas redes sociais via diversos amigos, conhecidos e colegas de profissão na 4ª edição do RD Summit. Era um evento que eu acompanhava e ficava com um gostinho de "quero ir". Muita coisa rolou desde então e em 2018 eu voltava para a área que eu tanto amava, o Marketing. E com ele surgiu um meta: Eu vou ir ao RD Summit. Na verdade, foi um misto entre "eu vou ir" e "eu preciso ir".
Fui montando minha rotina e pensava no evento com carinho. Procurei me especializar mais ainda em um mercado que me desafiava diariamente. E sabe aquelas coisas que parecem destino? Pois é, 2020 e 2021, o evento se adaptou e foi remodelado para ser totalmente on-line, e o nome também mudava, era o RD Hostel. Não tinha a mesma graça, mas é preciso lembrar que era pandemia e precisávamos nos manter seguros.
Julho de 2022 e recebo a proposta de um dos meus clientes para ir ao evento. Eu topei na hora (e não me arrependo). Desde o dia da compra do meu Pass veio aquele misto de apreensão e ansiedade.O que me distraia era a minha rotina. Organizei tudo, aonde ficar, como ir, como me virar. O resto, era só não pensar até o dia 25 de outubro. E este dia em breve chegava.
Chegou o dia
Em 25 de outubro eu embarcava rumo a Florianópolis, tinha tudo esquematizado e já no dia eu fiz meu check-in antecipado. De noite, foi um daqueles sono pesados.
Quando adentri nos portões no dia da abertura, percebi o quão grande era este evento. Foram 130 palestrantes nas diversas salas, vila gastronômica com food truck, feira de negócios e muito, mas muito conhecimento.
O RD Summit 2022 contou com 130 palestras e mais de 180 horas de programação entre profissionais nacionais e internacionais.
Confesso que quando cheguei fiquei meio perdido, mas fui encontrando os assuntos que eu queria assistir e o mais importante, estava lá. Todo o conteúdo que absorvi ainda reverbera em minha mente. E como você veio até aqui, é hora de trazer as 7 lições que tirei no RD Summit.
Lição 07 - Crie a sua narrativa
Nos três dias do evento, você tem duas palestras principais, uma na abertura e outra no fechamento, que ocorrem na plenária (aonde rolam outras palestras também) e os mais diferentes assuntos são abordados em outras seis salas em todo o espaço.
E qual a vantagem?
Você tem a possibilidade de criar seu conteúdo do jeito que achar melhor e sobre os temas que acha mais importantes para sua área. E os assuntos são os mais variados. Alguns são ministrados pela própria equipe da RD Station, já outros são de empresas parceiras ou profissionais do mercado. É liberdade para que você adquira o conhecimento que acha mais relevante para a sua vida profissional.
E vá bater perna de um lado para o outro, exercício mental e do corpo também.
Lição 06 - Comece hoje
Muitos das histórias contadas eram de agências e profissionais que começaram do zero. Com dedicação, eles conquistaram seu espaço neste mercado tão concorrido e fabuloso. Você via no olhar deles, a felicidade por estarem naquele palco. E o que ouvi muito deles foi: eu já estive no lugar de vocês e hoje estou aqui. Isso motiva.
Mas para estar lá, você precisa começar. Comece hoje, dedique-se, como eu estou fazendo agora, em um domingo, depois de três dias de um lado para o outro. Vai com ou sem medo, mas comece hoje. Faça, erre, aprenda e invista. Isso é o que vai fazer diferença.
Eu estou começando de novo e espero não parar.
Coloque um valor em você e no que você quer construir. Estude o seu mercado e defina suas metas. Não perde tempo, afinal ele é curto e você não poderá adquirir ele de volta. Mas antes de começar...
Lição 05 - Tenha um propósito
Essa lição tirei durante a palestra do João Branco - CMO do McDonald´s - ou o João Branco do Méqui. Ele é incrível e cativante. Sua motivação é única e mostra como vender hambúrguer não é só vender hambúrguer. Ele mesmo diz: Eu sei que não vou salvar uma pessoa como um cirurgião, mas deixa eu fazer a minha parte. Deixa eu vender alguns minutos de felicidade.
Sempre que presto consultoria para alguma empresa, seja ela existente ou nova, eu indico começar pelo Golden Circle do Simon Sineak. Por meio desta ferramenta, você define o porquê da sua empresa e Branco as mesma ideia, mas de maneira mais enérgica e empolgante.
Não pense grande, não almeje uma mansão e muito dinheiro. Pense alto, pense em alavancar a sua vida e a de outras pessoas.
Eu não sei como deve ser trabalhar com João Branco, mas foi a palestra que mais mexeu comigo. E admito, lágrimas escorreram pelo meu rosto com a história que ele apresentou. Não é a toa que desde que ele assumiu o "Méqui" em 2014, sua equipe já bateu todas as vendas da história do Big Mac. Inspirador e empolgante do início ao fim.
Lição 04 - + Dados, - Achismo
Os profissionais de marketing e venda atuais tem acesso a uma infinidade de dados e com eles, uma gama de possibilidades. Use estes dados, aprenda a ler e compreender eles. Dedique-se a conhecer a jornada do seu cliente. Analise desde o momento em que ele encontrou a sua marca pela primeira vez até a venda concretizada. Hoje você é capaz de saber quase tudo sobre os seus clientes, use a informação a seu favor.
Aliás, já deu uma olhada no Google sobre pesquisas que envolvem o seu produto, marca ou serviço? Essa simples ação, ajuda muito na hora de melhorar o SEO do seu site, ou mesmo obter melhores resultados em uma campanha de pesquisa do Google ADS. Nas palestras do Gustavo Broilo, Taís Barboza, Erich Casagrande e dos RDs Ferrucio Júnior e Thiago Rocha, que entendi como analisar dados torna tudo vital.
Aliás, estes dois últimos que citei, estará na próxima lição.
Lição 03 - Marketing e Venda devem andar juntos
Muitas das palestras eram da equipe RD Station contando como lidam com o dia a dia para alavancar a empresa e clientes. E uma das que acompanhei foi com o Ferrucio Júnior, Gerente de Vendas da RD Station e Thiago Rocha, Gerente de Marketing da RD Station.
Com o tema 8 maneiras de marketing e vendas trabalharem juntos, aprendi o quão é importante o entrosamento entre essas áreas. Com ferramentas e reuniões, eles traçam as metas para alavancar as vendas da empresa e acompanham de perto o andamento de cada campanha. Afinal:
Não adianta eu definir que vamos crescer 120% em vendas, se a equipe de marketing não tiver a mesma busca, defende Ferrucio Júnior
É sobre isso, marketing é uma parte da engrenagem, mas se a venda não acontece, não funciona.
Lição 02 - Marketing é sobre pessoas
Captar LEADs, campanhas em ADS, otimizar SEO e analisar números. Óbvio que dominar estas ferramentas é fundamental, mas não podemos de esquecer de algo muito simples: Marketing é sobre pessoas. É preciso conectar sua marca ou produto com o seu cliente. Parece simples, mas demanda muito estudo, trabalho e ir além de dominar os dados.
Conheça o seu público, sua busca, o seu comportamento. Mas não esqueça dessa frase: Cada número de sua conversão é um cliente. Não corra atrás do simples LEADs, é sobre pessoas e é sobre conexões.
Vá além do LEAD
Lição 01 - Marketing Digital não existe!
EEEEEIIIIITTTTAAAAAAA, como assim? É isso mesmo que você leu. E vou dizer, me deu um calor no coração ouvir Martha Gabriel dizer esta frase:
Marketing Digital não existe, é marketing e ponto.
Não adianta dividir o marketing em áreas. Seja digital, 360º, endomarketing, o que for. Marketing é marketing. A única diferença é que agora temos mais dados para trabalhar e entender o comportamento do consumidor. Não se limite.
Conclusão
O RD Summit é um evento incrível e parada obrigatória para quem quer atuar na área. Espero que essas lições ajudem a entender um pouco mais sobre marketing, vendas e empreendedorismo. Em uma época em que somos tão digitais, a mensagem é que sejamos mais humanos. Não basta apenas captar e ler os dados, mas compreender cada vez mais de comportamento do consumidor.
Sei que poderia ficar horas e horas escrevendo sobre o RD Summit e teve muitos, mas muitos profissionais maravilhosos, mas quiser trazer uma síntese de tudo.
Gostou deste artigo e quer saber como posso ajudar sua marca a se conectar com seus clientes? Então entre em contato e saiba como posso ajudar a alavancar a sua empresa.
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