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Por que investir no YouTube nas estratégias de Marketing?

Atualizado: 25 de jun.


Felipe Bertoluci com o texto em destaque: Por que investir no YouTube nas estratégias de marketing?
O YouTube hoje é a rede social com o maior número de usuários no Brasil e ele deve estar presente nas suas estratégias de marketing.

Com tanta gente falando sobre Instagram e Tik Tok, parece que as estratégias de marketing ficaram focadas apenas nessas plataformas. Só que essas redes não tem o peso e as possibilidades que o YouTube oferece. Não é a toa que hoje, ela conta com 1,44 milhões de usuários ativos, só no Brasil. Se a sua marca quer se destacar frente aos clientes, eu aconselho a pensar no YouTube nas suas estratégias de marketing.

Isso quer dizer que você deva deixar de lado outras plataformas sociais? Não, mas você deve saber trabalhar o YouTube junto com elas e utilizar uma boa estratégia de conteúdo. E é isso que este texto se propõe, responder a pergunta: "Por que investir no YouTube nas estratégias de marketing?", além disso, apresento algumas dicas para que sua marca ganhe destaque nesta plataforma.

Vamos lá?


Número de usuários

Ao contrário do que se pode pensar, o YouTube é uma rede social e ele está mais vivo do que nunca. Afinal é a rede campeã de usuários. Segundo dados levantados pelo mLabs, são 144 milhões só no Brasil. E isso já é bem significativo para você começar a trabalhar com essa plataforma.

Veja os números de usuários por plataforma:

  1. YouTube - 144 milhões

  2. Instagram - 133 milhões

  3. Facebook - 118 milhões

  4. TikTok - 96 milhões

  5. LinkedIn - 62 milhões

  6. Pinterest - 30 milhões

  7. X (Twitter) - 24 milhões

E já digo de antemão, não basta apenas ter um canal, é preciso uma estratégia de conteúdo nem elaborada para alavancar a sua marca e criar tráfego orgânico. Mas a melhor possibilidade do YouTube é a indexação de vídeos no site e este é o próximo assunto.


Indexação em sites

Sim, você pode escolher vídeos específicos e indexar no seu site. Seja um vídeo explicativo de produto ou mesmo uma apresentação da empresa, são possibilidades para você ampliar a conexão com o seu cliente. É mais relacionamento com os usuários e claro, possibilidades de vendas.

Vamos a um exemplo de como utilizei o YouTube nas estratégias de um hotel:

Notamos através de um estudo que a maioria das dúvidas dos hóspedes na hora da reserva é quanto ao tamanho do quarto e se as configurações são adequadas ao que busca. Por mais que se tenha um descritivo dos quartos e fotos da acomodação, percebeu-se que os hóspedes ainda tinham dúvidas. Foram criados vídeos específicos de cada configuração e publicados no canal do hotel no YouTube. Após, estes mesmos vídeos foram indexados no Motor de Reservas (um carrinho de compras para hotéis) na parte destinada a acomodação.

Esta estratégia teve duas funções:

  1. Quem pesquisasse sobre hospedagens em Garopaba no YouTube, encontraria um da pousada e o vídeo do quarto, estratégia excelente para topo de funil.

  2. Para possíveis hóspedes que já estivessem no Motor de Reservas (parte final do funil), poderiam se certificar sobre o que estavam comprando.

Este é apenas um exemplo das diversas que você pode trabalhar para atrair mais clientes e vender mais. Agora vamos falar sobre outra característica bem importante, a pesquisa dentro do YouTube.


Pesquisa no YouTube

O Google é atualmente o maior buscador do mundo, mas o YouTube está logo atrás. Este também é um bom motivo para trabalhar essa plataforma. Só para se ter uma ideia, são 32,7 bilhões de visitas mensais. Combine um vídeo de qualidade, com uma estratégia de SEO e aquilo que as pessoas querem saber e sucesso. Trabalhe ao máximo com as informações que possam ajudar o seu cliente a encontrar o que deseja.

Veja abaixo o ranking das plataformas mais acessadas por mês em 2023 divulgado pela Forbes:

  1. Google - 83,9 bilhões

  2. YouTube - 32,7 bilhões

  3. Facebook - 16,8 bilhões

  4. Instagram - 6,3 bilhões

  5. Baidu - 4,7 bilhões

  6. Wikipedia - 4,5 bilhões


Tráfego pago

Não é só de orgânico que vive uma marca. O tráfego pago também precisa de atenção e o YouTube é uma ótima plataforma para você investir. Mas neste caso, a estratégia é atrair novos clientes e gerar possibilidades por meio de uma estratégia de anúncios em vídeo. Só no Brasil, 86% dos usuários assitem vídeos on-line.

Segundo a eMarketer, 80% das pessoas lembram de ter assistido um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias e 46% destes dizem ter tomado alguma ação a partir dele. Então, é hora de deixar de lado aquele preconceito de que pessoas não gostam de anúncios antes dos vídeos e comece a trabalhar ele nas suas estratégias.

Outra vantagem é recuperar uma venda perdida por meio do remarketing. Sabe aquela venda que chegou até o final do carrinho e não se concretizou? Ou mesmo aquele usuário que chegou até o seu site e não converteu? Uma chance extra de se reconectar, é uma oportunidade de reverter a situação.


Monetização

Sim, confesso que esta parte é um pouco difícil para a maioria marcas, mas não posso deixar de citar ela. A monetização do YouTube é possível quando estes o seu canal preenche estes três requisitos:

  1. Alcançar 10 mil visualizações totais nos vídeos do canal;

  2. Manter, pelo menos, 1.000 inscritos no canal;

  3. Manter 4.000 horas visualizadas por ano (12 meses).

É um desafio, mas como disse anteriormente, não precisa ser o foco principal do seu canal, mas sim uma possibilidade a ser pensada. Vamos a um exemplo prático de como uma marca pode se beneficiar da monetização.

Digamos que você venda chocolates artesanais e quer aumentar os views do seu canal no YouTube e por consequência, as vendas da sua marca. Uma estratégia que pode ser elaborada é de uma série de vídeos com receitasque utilizam os chocolates. Ao mesmo tempo que você ensina novas formas de consumir o seu produto, você aumenta o tráfego no seu canal e a quantidade de views nele.

O que achou?


Conclusão

Antes de concluir, vou pedir para você se inscrever no meu canal para que possamos criar uma comunidade de marketing. Agora sim. Neste artigo você aprendeu sobre como e porquê utilizar o YouTube a favor da sua marca. Estamos muito habituados a ver estratégias voltadas para mídias sociais como Instagram e TikTok, mas a plataforma de vídeo mais popular do mundo continua mais forte do que nunca. Com o YouTube, você pode integrar seus conteúdos no blog ou mesmo no site. Além de trabalhar uma estratégia orgânica, pode utilizar o tráfego pago para atrair novos clientes e oportunidades, inclusive com anúncios de remarketing. Agora é hora de planejar os seus conteúdos e criar os vídeos para a sua marca.

Gostou deste artigo e quer saber como posso ajudar sua marca a se conectar com seus clientes? Então entre em contato e saiba como posso ajudar a alavancar a sua empresa.

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