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Foto do escritorFelipe Bertoluci

A Máquina de Aquisição de Clientes

Atualizado: 6 de nov. de 2023


Capa do livro Máquina de Aquisição de Clientes do autor André Siqueira.
Livro conta com 20 práticas de marketing para investir na sua empresa e assim ampliar as possibilidades de clientes.

Quando você ouve o termo marketing digital, o que pensa? Existe a grande possibilidade de você ter pensado nas fórmulas prontas e milagrosas que aparecem nas redes sociais. Estou certo? Não é a toa, a internet ampliou e democratizou a informação, mas também apresentou os "gurus de marketing" com suas ofertas mirabolantes, cursos de "resultados garantidos", e que farão você "vender mais e melhor". Mas a realidade não é assim.

Logo de cara André Siqueira, já da a letra em A Máquina de Aquisição de Clientes, não existe caminho fácil e muito menos rápido, mas isso não impede de você crescer e muito no mercado aonde atua. Com a experiência de 10 anos pela Resultados Digitais e hoje RD Station, o autor mostra que com as estratégias certas todas as empresas conseguem crescer.

E logo vem a pergunta, como é possível? Simples, com estratégias muito bem pensadas para cada etapa do fúnil de vendas. Longe das fórmulas instatâneas, é possível crescer com investimentos moderados, testes frequentes, análise de dados e muito estudo. É só ver a própria RD Station e os cases que estão no livro. E quando você começar, não vai ter volta. E se tem algo que ninguém tira de você, é o conhecimento. Mas antes de aprofundar mais sobre o livro Máquina de Aquisição de Clientes, vem conhecer o André Siqueira.

Foto de André Siqueira sorrindo.
O Autor

André Siqueira, é co-fundador da Resultados Digitais, hoje conhecida como RD Station, uma das maiores ferramentas de Marketing Digital da América Latina. Empresa que foi adquirida pela gigante TOTVS em 2021 por 2 bilhões de reais. Encarregado pelo Marketing e Vendas, ele criou as principais estratégias para que a empresa aparecesse e crescesse no mercado digital. Em 2015, junto com seus sócios, foi eleito empreendedor do ano pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios e em 2017 pela Endeavor. Em 2016, 2017 e 2018, foi eleito profissional do ano em Inbound Marketing. Em 2019 foi eleito um dos Forbes Under 30.

Precisa falar mais?

Todo este expertise, técnicas e testes estão presentes neste livro que é uma aula impressa. E vou dizer mais, se você procurar o André no Instagram, verá que ele é uma pessoa muito acessível. Não é a toa, escrevo essas linhas por uma "cobrança" dele. Se é para você se inspirar, que seja com quem cresceu de maneira saudável e com pé no chão. Sem fórmulas mirabolantes. É foco no cliente, bom conteúdo, dados e dedicação.

André conseguiu trabalhar seu livro de maneira leve e sem ser cansativo. Quando eu li Princípios de Marketing de Philip Kotler, achei ele maçante e confesso, é minha obra preferida para dormir. Já Máquina de Aquisição de Clientes, é leve, rápida e direta. E ambas servem como um guia para quem quer trabalhar com Marketing e Vendas.

Mas além de história, o que o livro entrega?


Organograma do Funil de Vendas como se fosse engrenagens em funcionamento para a venda.

O Funil

Muito se ouve falar do Funil de Marketing e não a toa ele é a representação gráfica de todas os estágios de marketing e vendas. E cabe ao profissional de marketing entender cada estágio e as estratégias a serem utilizadas para que o cliente avance no funil. Como o autor descreve no livro:

A lógica é entender que há um processo até a compra.

E por mais que eu trate como Marketing (área aonde me aprofundei), o livro ressalta que para funcionar, Marketing e Vendas tem que andar juntos. Quebrar essa parede de divisão, é fundamental para o sucesso da Máquina de Aquisição de Clientes, mas com cada umc om suas atribuições. Como sempre digo: Marketing é sobre pessoas.

Mas como fazer essa máquina funcionar na prática?


20 Práticas de Marketing e Cases

Meu Deus, como vou investir em todas essas práticas e fazer funcionar? Você não vai, e é aí que esta a grande sacada deste livro. Não dá pra ser bom em tudo ao mesmo tempo, mas você pode priorizar o fundamental e ir atraindo outros pontos com o tempo. Mas tem que começar, de forma consistente e analisando as métricas e os resultados. Entenda qual a principal ferramenta, escolha qual parte do funil ela vai atingir e torne a sua escolha consistente.

Cada ferramenta vem com um exercícios práticos e um case de sucesso. E são cases de respeito, de empresas que investiram de maneira estratégica e obtiveram os melhores resultados. Marcas como Aramis, Endeavor, Rock Content, Maxmilhas e tantas outras estão presentes neste livro. Tudo para você se inspirar e começar hoje mesmo a criar a sua própria Máquina.

Abaixo eu listo algumas das práticas que você vai conhecer de maneira aprofundada:

  • Marketing de Conteúdo;

  • SEO

  • Google e Meta ADS

  • Mídias Sociais

  • Anúncios Off-line (Rádio, TV, Jornal, etc...)

  • Influenciadores Digitais

  • Assessoria de Impresa

E muito mais...

Invista, mensure, adapte e refaça. Faça e refaça até ficar bom. Mensure tudo, acompanhe o crescimento, analise os dados fundamentais e seja...


...tão bom que não possam te ignorar.

Frase que termina o livro e é impossível não trazer para a conclusão deste texto. Estude todos os dias e seja excelente no que você faz. Não tenha medo de mostrar que você tem conhecimento. Eu tenho 10 anos de experiência de marketing e se tem algo que sempre me bloqueou foi o medo não me sentir bom o suficiente. E eu sou.

Mas não pare de investir em conhecimento, tanto prático, quanto teórico. Existe apenas um caminho para quem almeja o sucesso. É trabalho árduo, dedicação e troca de experiência. Invista em você, comece aos poucos. Enquanto você lê essas linhas, eu estou investindo no Felipe Bertoluci profissional de marketing. Todos os dias eu digo para mim, não pare.

E apesar da frase "Seja tão bom que não possam te ignorar." ganhar destaque no livro do André Siqueira e também neste texto, ela é do ator Steve Martin.

E vou deixar uma outra frase e esta sim será do autor:

Ter paciência é fundamental, os resultados mais relevantes tendem a vir só no médio e longo prazo.

Está pronto para montar a sua Máquina de Aquisição de Clientes? Se não sabe como começar, entre em contato e podemos conversar e criar a uma estratégia adequada ao seu negócio.

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