Hoje muito associada à tecnologia e às redes sociais, o marketing é um campo da administração e tem a finalidade de entender o mercado nas quais as marcas e produtos atuam.
Vou começar deixando essa questão: Quando você ouve a palavra MARKETING, o que te vem à mente?
Talvez você tenha uma resposta simples, mas olha só os termos que existem e livros relacionados a marketing:
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
Marketing e Comunicação
Storytelling
Copywriting
Branding
Social Media
Growth Marketing
Cientista de Marketing
Outbound Marketing
Inbound Marketing
Marketing de Relacionamento
Marketing de Guerrilha
Mobile Marketing
Vídeo Marketing.
Ufa!!! Realmente amplo, mas vou tentar simplificar um pouco para você. Tudo começa traduzindo o termo market em inglês, que nada mais é do que MERCADO. Sim, o mercado que a sua empresa vai atuar. Aonde ele está inserido. E a terminação ing? No inglês é um gerúndio e representa uma ação do que está acontecendo neste momento.
Bem simples, se market é mercado e ing é uma ação, logo marketing é uma ação que é executada dentro do mercado. E não, não é a moça que oferece suquinho grátis no mercado, mas também é uma ação de marketing. Aqui no Brasil o marketing é também conhecido como mercadologia (sim, o nome é feio e não pegou).
Desmistificada essa parte, este texto vai tratar sobre o seguinte assunto: O que é marketing? Conceitos e Importância para Empresas
Por que investir em marketing?
Essa é a principal dúvida de muitos empreendedores e obrigatoriamente deve ser o primeiro ponto que vamos abordar.
A mente humana tem uma certa aversão à mudança e um certo desconforto ao desconhecido. Isso é fato e tem relação psicológica com nossos antepassados. E é por este motivo que muitos empreendedores criam resistência quando precisam investir em marketing. Eles sabem dos benefícios, mas mesmo assim evitam por ser uma situação confortável.
Psicologia à parte, é preciso entender que o marketing é um estudo, uma ciência dentro da sua empresa. E este setor tem a função de preparar o seu produto ou marca para entrar no mercado e pegar uma fatia merecida. E para marcas que já estão no mercado, a estratégia é aumentar a participação, o faturamento e a lucratividade.
Investir em marketing pode parecer caro, mas não investir é mais caro ainda. Afinal, pode custar tudo. Um produto ruim, um preço não condizente, uma entrega mal realizada, tudo pode levar a sua marca a ficar na corda bamba na preferência dos consumidores. Pense nisso!
E mais, com a aceleração da tecnologia, os clientes tornaram-se mais exigentes e conhecedores. Um cliente pode desistir da compra se não encontrar o que busca ou houver informações divergentes. Presença é muito importante, mas informação consistente também é.
Dito isso, quero te apresentar o que profissionais de marketing devem trabalhar na sua empresa, o Mix de Marketing.
Mix de Marketing
Já de cara vou te dar uma informação relevante!
O Mix de Marketing não foi criado por Philip Kotler, mas sim por Jerome McCarthy em 1960. Kotler apenas popularizou os 4P´s de Marketing, também chamado de Composto Mercadológico. Vamos ver cada um destes P’s?
Produto: O que você vende.
Preço: Quanto custa o que você vende?
Praça: Onde o seu produto é vendido?
Promoção: Como você informa ao público sobre o seu produto?
Então antes de trabalhar as suas redes sociais, o conteúdo do site ou os anúncios, você tem que trabalhar o seu Mix de Marketing. Deixar ele bem redondinho.
Eu utilizo uma metodologia própria, com base na pós-graduação que fiz na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na qual as empresas trabalham o Mix de Marketing antes de entrar no mercado. E antes de desperdiçar dinheiro por aí, deixe a casa bem arrumada e uma estrutura sólida, comece pelo básico.
Mas por que trabalhar o Mix de Marketing é tão importante?
Porque estas são as variáveis que a sua empresa pode controlar. E mais, uma depende da outra. Se você tem um produto, você tem um preço; se tem um produto e um preço, precisa de um local para vender; se tem um produto, um preço e um local para vender, aí sim chega a hora de divulgar.
O resto vai depender de investimentos, teste, reteste; sem contar uma pequena dose de sorte e muita persistência. Tudo bem até aqui?
Agora vou falar sobre cada um dos 4P’s do Compostos de Marketing. Me acompanha.
O P de Produto
Aqui está o principal P do Mix de Marketing, o Produto.
Sem ele a sua empresa não existe. E todos os produtos são criados com um único objetivo, satisfazer uma necessidade do consumidor. As vezes é uma necessidade que ele nem sabia que tinha, como é o caso do iPhone. Tanto que em 2007 muitas empresas e pessoas foram resistentes a ele.
Só que antes do produto, precisa vir o problema.
E como funciona no caso de um serviço?
A lógica é a mesma, afinal, um serviço também é um produto. Ele vem para resolver o problema do cliente, seja ele físico ou jurídico.
E como disse anteriormente, se você tem um produto, precisa precificar ele. Então vem …
O P de Preço
Essa aqui é a dor de cabeça de 90% dos empresários e acredite, já foi a minha também.
O Preço é o único item no Mix de Marketing que vai gerar receita. E você precisa respeitar e estudar uma série de conceitos para encontrar o seu preço.
Aliás, o preço é tão importante, que ele é capaz de definir o seu público consumidor. Se o produto é high ticket, ele gera mais desejo; se ele é mais acessível torna-se pulverizado.
Aqui cabe também diferenciar preço e valor.
O preço é a quantia de dinheiro que o cliente paga por um produto ou serviço, enquanto o valor é o que o cliente ganha ao adquirir aquele produto ou serviço. Quanto mais o seu produto ou serviço tem valores importantes para o seu consumidor, mais ele está disposto a pagar por isso.
Vou explicar a percepção de preço e valor com um exemplo simples e de um ramo que eu já trabalhei, a hotelaria:
Digamos que você queira viajar para o litoral de Santa Catarina e está em busca de uma pousada ou hotel. Em sua pesquisa você encontra uma pousada distante da praia, que não tem piscina e nem hidromassagem, o quarto não tem ar-condicionado e ainda por cima não oferece café da manhã. O preço da diária é R$1.200,00. Você pagaria?
Agora vamos para um outro exemplo: Você continuou a sua pesquisa e encontrou uma pousada perto da praia, com piscina, quartos com ar-condicionado e hidromassagem e com fotos de um delicioso café da manhã. O preço da diária, R$800,00. Você pagaria?
Como eu falei, o preço é uma matemática na cabeça do consumidor e ele vai pensar muito antes de comprar. E vai muito entre o que ele está disposto a pagar, os benefícios que vai ter e o que ele consegue pagar.
Deixa eu te contar um segredo sobre compras, principalmente on-line. Um usuário chega a passar por 500 pontos de acesso antes de realizar uma compra. É uma verdadeira maratona de cliques até ele encontrar aquilo que deseja comprar e pelo preço que deseja pagar.
E na questão matemática, como precificar um produto?
Nesta etapa você precisa seguir os seguintes passos:
1 - Calcule o custo por unidade;
2 - Contabilize as despesas;
3 - Respeite a margem de lucro;
4 - Entenda e conheça o Markup e a margem de lucro;
5 - Estude o mercado.
Em um próximo texto, vou explicar sobre cada um deles.
Finalizado o preço, vamos ao próximo item.
O P de Praça
Talvez ele nem deveria se chamar praça, mas Ponto de venda.
E porque diabos chamam de praça? Porque o conceito foi criado nos E.U.A e define o P como Place e traduzindo torna-se Praça.
Exemplos de Ponto de Venda:
Loja;
Mercado;
E-commerce;
Distribuidora;
Aplicativo;
Restaurante.
Restaurante? Sim, um restaurante tem um produto, tem um preço e é lógico que é um ponto de venda.
Aliás, levanta a mão quem nunca comprou um chocolatinho no caixa só porque estava ali na hora de pagar? Praça.
Agora vou explicar como este conceito se aplica no caso de um e-commerce. Um e-commerce também é um ponto de venda. É como uma loja, só que no ambiente digital. Você vai ter que organizar o layout do site, as fotos, os textos e trabalhar preços e promoções. A mesma sistemática de uma loja física, organizando os ambientes, a disposição dos produtos e a comunicação deles.
E por falar em comunicação, chegou o momento do último P.
O P de Promoção
Sabe todos aqueles termos que eu citei no início do texto? Eles são ferramentas estratégicas que compõem a Promoção dentro do Mix de Marketing.
Não que eles estejam errados, mas no fim, todos eles fazem parte do P Promoção. E cabe a nós, profissionais de marketing, conhecer, entender e mensurar os resultados que cada uma dessas estratégias podem proporcionar.
Com o surgimento da internet tivemos novas possibilidades e consequentemente novos especialistas em cada uma dessas áreas. Profissionais, que desbravaram estas novas possibilidades e conectaram os produtos aos seus clientes.
E como era antes da internet?
Antigamente - escrevendo assim eu pareço velho, mas vamos lá - para uma marca ou produto se destacar, dependia das mídias e da publicidade. A mensagem era massificada por meio de anúncios em veículos de comunicação como Rádio, TV ou Jornal.
Além destes, outros formatos também eram utilizados como: panfletagem, eventos, outdoors e até parcerias com outros estabelecimentos. Tudo para entregar a mensagem certa para o cliente certo.
Com a chegada da internet, as possibilidades aumentaram exponencialmente. E é dever dos Profissionais de Marketing serem um gestor administrativo, que identifica as melhores estratégias para levar a mensagem da marca ou produto até o público-alvo.
Tem uma frase que gosto muito que diz: Levar a mensagem certa, para o cliente certo e na hora certa.
E sabe qual é o setor da sua empresa que tem a capacidade de se adaptar às novas possibilidades e exigências do mercado? Exato, o Marketing.
Qual a Importância do marketing para a minha empresa?
Chegou a hora de responder a pergunta mais importante de todas, qual a importância do marketing para a minha empresa?
Uma vez eu ouvi essa definição e ela nunca saiu da minha cabeça. O marketing é como aquele índio que deita na estrada e com o ouvido encostado no chão define qual a direção mais segura para qual a caravana vai. Essa é a função do marketing, ser um setor estratégico que entende o mercado e indica qual o caminho que a empresa deve seguir.
E engana-se quem pensa que é fácil, pois depende de muitas ferramentas, entre elas:
Estudos de mercado;
Comportamento do consumidor;
Investimentos em pesquisa;
Ferramentas de comunicação.
Agora um conselho aos empresários que querem investir em marketing. Pense além da produção de conteúdo e de anúncios. Antes de sair divulgando o seu produto, invista em estudos de viabilidade do mercado. Crie um bom produto que una design e funcionalidade. E principalmente, conheça o seu cliente.
Esqueça aquela premissa de vender para todo mundo. O seu produto é voltado para um público, responda essas perguntas:
Quem é esse cliente?
O que ele faz?
No que trabalha?
Quais seus hobbies?
Quem influencia o poder de compra dele?
Eu terminei por aqui, mas não sem antes agradecer a você por ter lido este texto. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre marketing, inscreva-se na minha newsletter. Quer trabalhar as estratégias de marketing da sua empresa, entre em contato e vamos conversar.
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