top of page
Foto do escritorFelipe Bertoluci

O que é Marketing? Conceitos e Importância para Empresas

Atualizado: 19 de set.


Felipe Bertoluci com uma camiseta escrita marketing de verdade e a pergunta: O que é marketing?
Já se perguntou o que realmente é Marketing?

Hoje muito associada à tecnologia e às redes sociais, o marketing é um campo da administração e tem a finalidade de entender o mercado nas quais as marcas e produtos atuam.



Vou começar deixando essa questão: Quando você ouve a palavra MARKETING, o que te vem à mente?

Talvez você tenha uma resposta simples, mas olha só os termos que existem e livros relacionados a marketing: 

  • Marketing Digital

  • Marketing de Conteúdo

  • Marketing e Comunicação

  • Storytelling

  • Copywriting

  • Branding

  • Social Media

  • Growth Marketing

  • Cientista de Marketing

  • Outbound Marketing

  • Inbound Marketing

  • Marketing de Relacionamento

  • Marketing de Guerrilha

  • Mobile Marketing

  • Vídeo Marketing.

Ufa!!! Realmente amplo, mas vou tentar simplificar um pouco para você. Tudo começa traduzindo o termo market em inglês, que nada mais é do que MERCADO. Sim, o mercado que a sua empresa vai atuar. Aonde ele está inserido. E a terminação ing? No inglês é um gerúndio e representa uma ação do que está acontecendo neste momento.

Bem simples, se market é mercado e ing é uma ação, logo marketing é uma ação que é executada dentro do mercado. E não, não é a moça que oferece suquinho grátis no mercado, mas também é uma ação de marketing. Aqui no Brasil o marketing é também conhecido como mercadologia (sim, o nome é feio e não pegou). 

Desmistificada essa parte, este texto vai tratar sobre o seguinte assunto: O que é marketing? Conceitos e Importância para Empresas


Por que investir em marketing?

Essa é a principal dúvida de muitos empreendedores e obrigatoriamente deve ser o primeiro ponto que vamos abordar.

A mente humana tem uma certa aversão à mudança e um certo desconforto ao desconhecido. Isso é fato e tem relação psicológica com nossos antepassados. E é por este motivo que muitos empreendedores criam resistência quando precisam investir em marketing. Eles sabem dos benefícios, mas mesmo assim evitam por ser uma situação confortável. 

Psicologia à parte, é preciso entender que o marketing é um estudo, uma ciência dentro da sua empresa. E este setor tem a função de preparar o seu produto ou marca para entrar no mercado e pegar uma fatia merecida. E para marcas que já estão no mercado, a estratégia é aumentar a participação, o faturamento e a lucratividade.

Investir em marketing pode parecer caro, mas não investir é mais caro ainda. Afinal, pode custar tudo. Um produto ruim, um preço não condizente, uma entrega mal realizada, tudo pode levar a sua marca a ficar na corda bamba na preferência dos consumidores. Pense nisso!

E mais, com a aceleração da tecnologia, os clientes tornaram-se mais exigentes e conhecedores. Um cliente pode desistir da compra se não encontrar o que busca ou houver informações divergentes. Presença é muito importante, mas informação consistente também é.

Dito isso, quero te apresentar o que profissionais de marketing devem trabalhar na sua empresa, o Mix de Marketing.


Mix de Marketing

Já de cara vou te dar uma informação relevante!

O Mix de Marketing não foi criado por Philip Kotler, mas sim por Jerome McCarthy em 1960. Kotler apenas popularizou os 4P´s de Marketing, também chamado de Composto Mercadológico. Vamos ver cada um destes P’s?

Produto: O que você vende.

Preço: Quanto custa o que você vende?

Praça: Onde o seu produto é vendido?

Promoção: Como você informa ao público sobre o seu produto?

Então antes de trabalhar as suas redes sociais, o conteúdo do site ou os anúncios, você tem que trabalhar o seu Mix de Marketing. Deixar ele bem redondinho.

Eu utilizo uma metodologia própria, com base na pós-graduação que fiz na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na qual as empresas trabalham o Mix de Marketing antes de entrar no mercado. E antes de desperdiçar dinheiro por aí, deixe a casa bem arrumada e uma estrutura sólida, comece pelo básico.

Mas por que trabalhar o Mix de Marketing é tão importante?

Porque estas são as variáveis que a sua empresa pode controlar. E mais, uma depende da outra. Se você tem um produto, você tem um preço; se tem um produto e um preço, precisa de um local para vender; se tem um produto, um preço e um local para vender, aí sim chega a hora de divulgar.

O resto vai depender de investimentos, teste, reteste; sem contar uma pequena dose de sorte e muita persistência. Tudo bem até aqui?

Agora vou falar sobre cada um dos 4P’s do Compostos de Marketing. Me acompanha.


O P de Produto

Aqui está o principal P do Mix de Marketing, o Produto.

Sem ele a sua empresa não existe. E todos os produtos são criados com um único objetivo, satisfazer uma necessidade do consumidor. As vezes é uma necessidade que ele nem sabia que tinha, como é o caso do iPhone. Tanto que em 2007 muitas empresas e pessoas foram resistentes a ele. 

Só que antes do produto, precisa vir o problema.

E como funciona no caso de um serviço?

A lógica é a mesma, afinal, um serviço também é um produto. Ele vem para resolver o problema do cliente, seja ele físico ou jurídico.

E como disse anteriormente, se você tem um produto, precisa precificar ele. Então vem …


O P de Preço

Essa aqui é a dor de cabeça de 90% dos empresários e acredite, já foi a minha também. 

O Preço é o único item no Mix de Marketing que vai gerar receita. E você precisa respeitar e estudar uma série de conceitos para encontrar o seu preço.

Aliás, o preço é tão importante, que ele é capaz de definir o seu público consumidor. Se o produto é high ticket, ele gera mais desejo; se ele é mais acessível torna-se pulverizado.

Aqui cabe também diferenciar preço e valor.

O preço é a quantia de dinheiro que o cliente paga por um produto ou serviço, enquanto o valor é o que o cliente ganha ao adquirir aquele produto ou serviço. Quanto mais o seu produto ou serviço tem valores importantes para o seu consumidor, mais ele está disposto a pagar por isso.

Vou explicar a percepção de preço e valor com um exemplo simples e de um ramo que eu já trabalhei, a hotelaria:

Digamos que você queira viajar para o litoral de Santa Catarina e está em busca de uma pousada ou hotel. Em sua pesquisa você encontra uma pousada distante da praia, que não tem piscina e nem hidromassagem, o quarto não tem ar-condicionado e ainda por cima não oferece café da manhã. O preço da diária é R$1.200,00. Você pagaria?

Agora vamos para um outro exemplo: Você continuou a sua pesquisa e encontrou uma pousada perto da praia, com piscina, quartos com ar-condicionado e hidromassagem e com fotos de um delicioso café da manhã. O preço da diária, R$800,00. Você pagaria?

Como eu falei, o preço é uma matemática na cabeça do consumidor e ele vai pensar muito antes de comprar. E vai muito entre o que ele está disposto a pagar, os benefícios que vai ter e o que ele consegue pagar.

Deixa eu te contar um segredo sobre compras, principalmente on-line. Um usuário chega a passar por 500 pontos de acesso antes de realizar uma compra. É uma verdadeira maratona de cliques até ele encontrar aquilo que deseja comprar e pelo preço que deseja pagar.

E na questão matemática, como precificar um produto?

Nesta etapa você precisa seguir os seguintes passos:

1 - Calcule o custo por unidade;

2 - Contabilize as despesas;

3 - Respeite a margem de lucro;

4 - Entenda e conheça o Markup e a margem de lucro;

5 - Estude o mercado.

Em um próximo texto, vou explicar sobre cada um deles.

Finalizado o preço, vamos ao próximo item.


O P de Praça

Talvez ele nem deveria se chamar praça, mas Ponto de venda.

E porque diabos chamam de praça? Porque o conceito foi criado nos E.U.A e define o P como Place e traduzindo torna-se Praça.

Exemplos de Ponto de Venda:

  • Loja;

  • Mercado;

  • E-commerce;

  • Distribuidora;

  • Aplicativo;

  • Restaurante.

Restaurante? Sim, um restaurante tem um produto, tem um preço e é lógico que é um ponto de venda.

Aliás, levanta a mão quem nunca comprou um chocolatinho no caixa só porque estava ali na hora de pagar? Praça.

Agora vou explicar como este conceito se aplica no caso de um e-commerce. Um e-commerce também é um ponto de venda. É como uma loja, só que no ambiente digital. Você vai ter que organizar o layout do site, as fotos, os textos e trabalhar preços e promoções. A mesma sistemática de uma loja física, organizando os ambientes, a disposição dos produtos e a comunicação deles.

E por falar em comunicação, chegou o momento do último P.


O P de Promoção

Sabe todos aqueles termos que eu citei no início do texto? Eles são ferramentas estratégicas que compõem a Promoção dentro do Mix de Marketing.

Não que eles estejam errados, mas no fim, todos eles fazem parte do P Promoção. E cabe a nós, profissionais de marketing, conhecer, entender e mensurar os resultados que cada uma dessas estratégias podem proporcionar.

Com o surgimento da internet tivemos novas possibilidades e consequentemente novos especialistas em cada uma dessas áreas. Profissionais, que desbravaram estas novas possibilidades e conectaram os produtos aos seus clientes.

E como era antes da internet?

Antigamente - escrevendo assim eu pareço velho, mas vamos lá - para uma marca ou produto se destacar, dependia das mídias e da publicidade. A mensagem era massificada por meio de anúncios em veículos de comunicação como Rádio, TV ou Jornal.

Além destes, outros formatos também eram utilizados como: panfletagem, eventos, outdoors e até parcerias com outros estabelecimentos. Tudo para entregar a mensagem certa para o cliente certo.

Com a chegada da internet, as possibilidades aumentaram exponencialmente. E é dever dos Profissionais de Marketing serem um gestor administrativo, que identifica as melhores estratégias para levar a mensagem da marca ou produto até o público-alvo.

Tem uma frase que gosto muito que diz: Levar a mensagem certa, para o cliente certo e na hora certa.

E sabe qual é o setor da sua empresa que tem a capacidade de se adaptar às novas possibilidades e exigências do mercado? Exato, o Marketing. 


Qual a Importância do marketing para a minha empresa?

Chegou a hora de responder a pergunta mais importante de todas, qual a importância do marketing para a minha empresa?

Uma vez eu ouvi essa definição e ela nunca saiu da minha cabeça. O marketing é como aquele índio que deita na estrada e com o ouvido encostado no chão define qual a direção mais segura para qual a caravana vai. Essa é a função do marketing, ser um setor estratégico que entende o mercado e indica qual o caminho que a empresa deve seguir.

E engana-se quem pensa que é fácil, pois depende de muitas ferramentas, entre elas:

  • Estudos de mercado;

  • Comportamento do consumidor;

  • Investimentos em pesquisa;

  • Ferramentas de comunicação.


Agora um conselho aos empresários que querem investir em marketing. Pense além da produção de conteúdo e de anúncios. Antes de sair divulgando o seu produto, invista em estudos de viabilidade do mercado. Crie um bom produto que una design e funcionalidade. E principalmente, conheça o seu cliente.

Esqueça aquela premissa de vender para todo mundo. O seu produto é voltado para um público, responda essas perguntas:

  • Quem é esse cliente?

  • O que ele faz?

  • No que trabalha?

  • Quais seus hobbies?

  • Quem influencia o poder de compra dele?

Eu terminei por aqui, mas não sem antes agradecer a você por ter lido este texto. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre marketing, inscreva-se na minha newsletter. Quer trabalhar as estratégias de marketing da sua empresa, entre em contato e vamos conversar.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page