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Você investe em Marketing ou em Mídias Sociais?

Atualizado: 25 de jun.


Felipe Bertoluci  pensativo e com a frase: Você investe em marketing ou mídias sociais? Como subtítulo está: E como ter resultados com um sistema orgânico de marketing.
Marketing não é mídias sociais, mas mídias sociais é marketing.

Neste artigo trarei um pouco de polêmica, mas também reflexão para quem é empreendedor e quer alavancar os resultados da empresa. Já começo de cara dizendo que: marketing não é mídias sociais, mas mídias sociais é marketing. Confuso? Calma que até o final deste artigo você vai entender. Me acompanha.

Primeiro precisamos entender o que é marketing e qual a sua função. Como expliquei neste artigo, marketing é a ciência que busca satisfazer as necessidades do mercado consumidor por meio da oferta de produtos ou serviços. Simples, você tem um produto e você precisa fazer com que as pessoas conheçam e comprem ele. Simples, mas nem tanto.

Porque para chegar a este resultado de conexão entre o seu cliente e seu produto, depende de diversas técnicas, ferramentas de abordagem e conhecimento de mercado.

Tá, mas ai você pergunta: pelas mídias sociais eu não consigo conectar com meu público e vender meu produto? Claro que sim, e por isso que digo que mídias sociais é marketing. Só que é uma pequena parte do todo. O problema não está em usar as mídias sociais para isso, mas utilizar elas.

Ficar refém apenas das mídias sociais é um tiro no pé, bem como ser refém de qualquer outra ferramenta digital. Nos anos 1990 o que ditava a ordem era ter um site, inícios dos anos 2000 vieram as trocas de e-mails, depois o Google e então os sistemas mobiles. Redes sociais como Facebook, Instagram e demais ainda estão no seu auge apesar de seus 20 anos, mas já sentem o baque da saturação. Algo ainda a observar.

É fácil associarmos as estratégias de marketing vencedoras em número de curtidas ou de seguidores, mas essa não é uma vantagem estratégica. E o mercado mesmo já as considera métricas de vaidade. O que realmente conta é o quanto as pessoas estão conectadas com a sua marca - e óbvio, o quanto fatura com isso. Para um digital influencer, os artigos e posts salvos ajudam a alavancar o conteúdo para novos públicos. Já para uma empresa, o que conta é a aquisição de novos clientes e a conta positiva no fim do mês.

Uma marca deve primeiro pensar em sua estratégia de marketing e no propósito da sua empresa. O que ela quer entregar? Para quem ela quer entregar? E por quê?


Afinal, você investe em marketing ou mídias sociais?


Infográfico das estratégias voltadas apenas para mídias sociais.

Foco em Mídias Sociais

Quando focamos apenas em estratégias para Mídias Sociais, deixamos que a visbilidade do usuário dependa única e exclusivamente da plataforma. E quais são as consequências disso?

Primeiro, o seu público-alvo pode não estar nessas redes. Faz mais sentido para um posto de combustível anunciar no Waze ou em um outdoor, do que em tráfego orgânico no Instagram. Para uma empresa da área da saúde, faz mais sentido estar presente em um congresso, do que investir em um vídeo com dancinha no Tik Tok.

Segundo, contar com apenas uma ferramenta de divulgação pode ser prejudicial para sua empresa. Hoje, as redes sociais cobram para que as marcas ampliem a divulgação e você não terá como escapar deste investimento. Pode até tentar um engajamento orgânico, mas ele demandará bastante trabalho e os resultados serão no longo prazo.

Terceiro que você pode errar a mão na abordagem do seu cliente. Quem nunca recebeu aquelas propagandas indesejadas no direct ou no messenger? Ou mesmo uma marca que utilizou a estratégia "segue, que te sigo" e deixou de te seguir. Ou percebeu comentários em suas postagens de perfis comerciais que nunca viu antes. Essas práticas são consideradas abusivas tanto pelas plataformas, quanto pela LGPD. Estes itens por si só já são motivos para agir com cautela na hora de trabalhar o marketing.

Mas qual o caminho certo? Vamos lá...


Estratégias voltadas para um sistema orgânico de marketing.

Sistema Orgânico de Marketing

Ao invés de optar por uma única plataforma, ou seja, apenas as mídias sociais, escolha um Sistema Orgânico de Marketing. Aqui você estará sempre ao redor do seu cliente, sempre que ele precisa de você. E mais, você vai atingir ele com a mensagem certa, na hora certa e com a abordagem certa. O foco deixa de ser a ferramenta para ser o seu cliente e na hora que ele mais precisa da informação.

Funil de marketing com todas as suas etapas.

Essa estratégia inclusive vem ao encontro do Funil de Marketing, onde é trabalhada cada etapa de compra do cliente.

Você conegue compreender todos os estágios de compra do seu cliente, desde visitante até a compra.

Mensurar a jornada do cliente em um sistema de funil, fará você compreender a jornada do seu cliente do início ao fim.


Ao optar por esta estratégia, seus resultados vão aparecer em médio e longo prazo, mas com mais consistência. Sua marca vai ganhando mais autoridade e os clientes terão mais confiança na sua marca. É um trabalho de construção constante e que demanda extrema atenção em cada ponto, mas com resultados certeiros.

Outro ponto importante a falar aqui, quando você utiliza um Sistema Orgânico de Marketing, você entende qual ferramenta funciona melhor com o seu cliente. Talvez ele não esteja em uma determinada rede, ou mesmo a busca dele seja mais pelo Google do que mídias sociais. Então, esteja aonde o seu cliente procura você. Deixe de lado as que não funcionam e foque nas que dão mais certo. Isso trará um crescimento saudável para seu produto.


Conclusão

Entendeu agora quando falo que marketing não é mídias sociais, mas mídias sociais é marketing? E com se você chegou até aqui, deve estar com a seguinte dúvida na cabeça: devo abandonar o trabalho de marketing nas mídias sociais? Não, muito ao contrário, você deve continuar a utilizar estas ferramentas, mas fazer com que elas ganhem qualidade e trabalhem em conjunto com as demais. Entenda os pontos de contato do seu cliente antes de cada venda e a mensagem que deverá ser construída em cada uma delas. Lembre-se sempre:

Entregue a mensagem certa, para a pessoa certa, do jeito certo e com a abordagem certa.

Quer saber mais? Entre em contato e juntos vamos alavancar o marketing da sua marca.

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