Assunto do momento, o ChatGPT é uma plataforma em IA e já chega com tons de ameaçar a hegemonia do Google e transformar o Marketing.
Na metade de 2022, um dos assuntos da tecnologia era o Metaverso e as NFTs, muito se falava da venda da propriedade digital, como se vendiam as obras de arte. Como todo asunto voltado para tecnologia, elas vieram e aos poucos foram deixados de lado. Jack Dorsey, chegou a leiloar o primeiro tweet por US$ 48 milhões, foi comprado por US$ 2,9 milhões. Ao ser revendido em um leilão, chegou a míseros US$ 6,00. No fim, Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro de 2022.
Já no campo do Metaverso, ainda tem muita chão pela frente. Para o criador do Angry Birds, Peter Vesterbacka, serão as empresas de games que dominarão o Metaverso e não as big techs. Já para Martha Gabriel, uma das maiores pesquisadoras e empreendedoras brasileiras em tecnologia, nós já estamos no Metaverso. O que se percebe é que quando uma tecnologia nova chega, nosso primeiro instinto é de curiosidade e aversão, com o tempo, ela vai amadurecendo e ganhando novos adeptos. Netflix é prova disso.
Então, este texto trará um pouco de luz sobre o ChatGPT e como não cair em notícias click baits.
O ChatGPT
Vamos do princípio, o ChatGPT é uma avançada inteligência artificial criado por um laboratório chamado OpenAI dos E.U.A. Coincidência ou não, Elon Musk, foi um dos proprietários da OpenAI, mas saiu da empresa. Este IA possui seu desenvolvimento baseado em rede neural e machine learning, tendo foco em diálogos virtuais.
O ChatGPT tem por objetivo, aprimorar as experiências com assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistente. Sua rede neural, chamada transformer, foi projetada especialmente para lidar com textos. Indo além, a tecnologia é capaz de criar textos, músicas, poemas, contos e inclusive códigos de programação.
Além da plataforma própria, o ChatGPT possui um API, que pode ser instalado em aplicativos como Word e WhatsApp, não sendo necessário acessar o site.
Abaixo, o ChatGPT pelo próprio ChatGPT.
ChatGPT e Google
Como toda tecnologia lançada, o ChatGPT veio cheio de dúvidas e alarmismos. Entre eles dentro do próprio Google, é o caso de Paul Buchheit, criado do Gmail e que já deu declaração de que a plataforma vai matar o Google em dois anos. Para ele, a plataforma eliminaria as páginas de buscas, principal fonte de renda da empresa.
Vai mesmo?
Eu diria que neste momento, toda a declaração pode ser precipitada. Óbvio que o core do Google são as buscas, mas cabe a aprimorar e se adequar. Convenhamos, o ChatGPT recém foi lançado, ele não é uma plataforma perfeita e nem definitiva, falta muito aprimoramento. Outro fator a ser levado adiante, apesar da plataforma ser simples, depende muito de como o público vai aceitar e interagir com ela.
ChatGPT e Marketing
Como citei anteriormente, o ChatGPT é capaz de criar textos, poemas, contos e muito mais. Como ficaria para profissionais de marketing e comunicação? Aliado ou inimigo?
Abaixo um texto extraído da própria plataforma:
O ChatGPT é uma ferramenta poderosa para profissionais de marketing, pois ele pode ajudá-los a responder rapidamente a perguntas dos clientes e fornecer informações precisas e atualizadas sobre produtos e serviços. Além disso, como modelo de linguagem, ele pode ser usado para criar conteúdo de alta qualidade, como artigos de blog, descrições de produtos e até mesmo anúncios publicitários.
Apesar de suas capacidades, é cedo demais para dizer que o ChatGPT será capaz de eliminar o Google como fonte de informações e pesquisas. No entanto, é uma ferramenta a ser observada nos próximos anos, pois a inteligência artificial está se desenvolvendo rapidamente e a capacidade dos modelos de linguagem como o ChatGPT de fornecer respostas precisas e personalizadas está aumentando.
Os profissionais de marketing devem estar atentos à evolução do ChatGPT e explorar como ele pode ser usado para aprimorar suas estratégias de marketing. Ao fazer isso, eles poderão se destacar em relação à concorrência e entregar uma experiência de atendimento ao cliente mais eficiente e eficaz.
Fantástico e ao mesmo tempo apavorante.
Aliás, você lembra dessa cena de Eu Robô?
O que acontece quando pedimos ao ChatGPT para compor uma poesia ao estilo de Vinícius de Moraes.
Como entrar no ChatGTP
Para entrar no ChatGTP é muito simples, basta acessar: https://openai.com/blog/chatgpt/ , ali abrirá a tela abaixo e basta clicar em try.
Após você escolhe qual a forma que prefere fazer o login: Google (irônico, não?), Microsoft ou criando uma conta própria do ChatGTP.
Após, uma nova tela solicitará um número de telefone para envio do protocolo de informação. Pronto!
A tela a seguir abrirá e você pode fazer sua interação com a plataforma.
O que podemos entender de tudo isso? No livro Os Inovadores, Walter Isaacson já dizia que a próxima corrida tecnológica seria o aprimoramento da Inteligência Artificial. E ela começou a algum tempo, talvez o ChatGPT e as ferramentas da OpenAI sejam apenas uma evolução a parte. Em julho de 2020 cheguei a escrever sobre o assunto em um artigo para o LinkedIn.
Então eu pergunto, seria o ChatGTP uma ameaça aos produtores de conteúdo? Aos escritores e profissionais de marketing, o ChatGTP poderia tirar o mercado de trabalho, assim como as máquinas do processo automotivo? Essa ameaça pode mesmo desbancar o Google e outras big tech do mercado digital?
A resposta mais certa e direta que posso dar é: observe e adapte-se. Foi assim com Google, YouTube, Uber e diversas outras tecnologias que chegaram no mercado. Permaneceram aqueles que observaram, entenderam, aprenderam e se adaptaram as novas realidades. E agora não será diferente. Para o ChatGTP vingar, depende apenas da adesão dos usuários.
E se você está com medo, trago aqui a mensagem do João Branco: Se você não quer que um robô roube o seu trabalho, não faça o seu trabalho como um robô.
E você, testou o ChatGTP? O que achou da nova plataforma?
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