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Foto do escritorFelipe Bertoluci

05 tendências de marketing para 2023

Atualizado: 26 de jun. de 2023


Felipe Bertoluci com a mão aberta e escrito tendências de marketing para 2023.

O marketing é a área que mais se adaptou a novas tecnologias nos últimos anos e 2023 será o período voltado a personalização.

Última semana do ano e é tempo de revisar o que deu certo e investir em novas estratégias. Este é o momento de olhar adiante e entender o que o público espera das marcas. Aqui apresento 05 tendências de marketing para 2023, mas quero que entenda que existem muitas e muitas outras. Mais do que ações pontuais, quando falo em tendências é o comportamento que será amplificado. Algumas delas já estão sendo vistas, como o marketing conversacional, mas o que veremos é um aumento considerável de ferramentas neste quesito.

Quando contratar um profissional de marketing, o mais importante é que ele esteja atento as mudanças que estão acontecendo no mercado. Não basta dominar as ferramentas, mas entender como se beneficiar das mudanças e adaptar as estratégias para a sua empresa.

Em uma era cada vez mais digital e com os dados do cliente na palma da mão, é importante que as empresas entendam os novos comportamentos e se adptem as novas realidades. Me acompanha e conheça as 05 tendências de marketing para 2023.


Tela de WhatsApp com lista de contatos e conversas.
1. Marketing Conversacional

Talvez você até já tenha entrado em contato com o marketing conversacional, mas não tinha ideia. Sabe quando você troca mensagem com uma marca pelo WhatsApp ou mesmo por meio de um chat on-line? Este é o Marketing Conversacional. Óbvio que plataformas existem há um bom tempo, mas o que veremos é a ampliação da oferta desses serviços. Não só eles, mas um atendimento por meio de chatbot e automações que vão ajudar empresas a alavancar suas vendas.

O WhatsApp é atualmente o aplicativo mais usado pelos brasileiros e além de gerar relação e conteúdo, ele possibilita muitos e muitos negócios. Quem nunca recebeu um orçamento via WhatsApp? Então nada mais justo que as marcas adequem suas estratégias para estas plataformas.

E as plataformas também estão se atualizando para essa realidade. Exemplo disso é o WhatsApp Business que já liberou a possibilidade de compras dentro do próprio App. Uma excelente oportunidade principalmente para empresas de pequeno e médio porte.

Outra plataforma não tão conhecida, mas que tem diversos adeptos é o Telegram. A diferença dele para o "Whats" é o controle que o usuário tem dentro dos canais de transmissão e o poder massificar a mensagem. Mesmo tendo menor número de usuários, quem utiliza gosta muito do aplicativo.

Mas para que suas vendas aconteçam, é preciso ter estratégias e atender o cliente mesmo quando é humanamente impossível. E para tanto, as automações via bots são as melhores opções, afinal eles porporcionam um atendimento rápido e um maior número de conversão.

Atender seu cliente nos primeiros 05 minutos aumentam a chance de sucesso em 21 vezes, do que contatos realizados nos primeiros 30 minutos.

Mas tendo os dados na palma da mão, como fica a privacidade do usuário? Bem, este é o assunto do próximo item.


2. Privacidade de Dados

Se por um lado, as marcas conseguem falar com seus clientes de maneira mais ágil e literalmente na palma da mão, por outro a proteção de dados tornou-se uma necessidade fundamental. Quem nunca recebeu aquela propaganda indesejada e se perguntou: Por que estou recebendo isso? Ou mesmo uma abordagem de um vendedor de uma loja que você nunca comprou? A Privacidade de dados será amplificada no próximo ano.

Em 2020 a proteção de dados tornou-se um direito dos brasileiros pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com sua implementação, as empresas tivessem que se adaptar a uma nova realidade e proteger os dados pessoais de seus clientes.

Nada mais justo, uma vez que cada cidadão é dono dos próprios dados e é dele a decisão de onde serão utilizados. E devemos ter em mente que a lei, nada mais é que uma consequência do comportamento dos usuários

Em artigo publicado no Think of Google uma pesquisa realizada pelo Axios revela que:

81% dos consumidores dizem ter ficado mais preocupados com a forma que as empresas estão usando as suas informações.

A LGDP veio para ficar, então a melhor maneira é criar uma consciência e se adaptar a nova realidade. Aliás, empresas que tem este tipo de compromisso estão mais propícias a conquistar mais clientes. Segundo dados levantados pelo Google, tornar-se uma empresa reconhecida publicamente como privacy-first é um diferencial na consideração do público.

E este assunto também leva ao terceiro item.


Homem olhando para tela de tablet lendo texto.
3. Persornalização da mensagem

Os anúncios nos meios digitais possibilitam uma infinidade de possibilidades e com a Inteligência Artificial é possível atingir novos patamâres de resultados. O cliente quer receber a mensagem certa para o que ele busca. Um dos meus clientes é do ramo hoteleiro e estamos constantemente investindo em mensagens destinadas ao público certo. E o retorno tem surgido no aumento de reservas on-line.

E quando for realizar campanhas, o melhor é usar os dados proprietários. Estes são os LEADs gerados de maneira espontânea e que de alguma forma tiveram contato com a sua marca. Além disso, mantenha uma relação mais próxima de venda e pós-venda. Construa uma relação com estes LEADs por meio de automações de e-mail marketing e afinando as estratégias da empresa com o gosto do cliente.

Segundo dados do Google em sua newsletter Think With Google, 63% dos brasileiros gostam de receber anúncios direcionados.

Os meios digitais e a tecnologia conseguem auxiliar a sua empresa em um crescimento sadio, sem deixar de lado os gostos do consumidor.


Capa do canal Felipe Bertoluci Marketing + Conteúdo no Youtube
4. YouTube

Ouve-se falar muito de Facebook, Instagram e Tik Tok; mas o YouTube tornou-se a segunda rede social mais usada pelos brasileiros. Ela só perde para o WhatsApp, que deixou de ser uma plataforma de conversação para ser uma rede social. Dúvida? Então saiba que:

138 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos, estão vendo (e postando) vídeos todos os meses no YouTube.

Os dados acima você também encontra em um artigo da Resultados Digitais.

A plataforma sabe disso e tem investido em novos formatos, como o Shorts. A vantagem para quem trabalha com marketing é a possibilidade de indexar vídeos direto nos sites e blogs. Em uma plataforma de e-commerce, é possível inserir vídeos dos produtos e com isso aumentar as possibilidades de venda.

Outra vantagem para utilizar o YouTube é que seu sistema de hashtags foi totalmente aprimorado e as buscas dentro da plataforma foram aperfeiçoadas. Lembrando que, por fazer parte do Google, o maior buscador da internet, as possibilidades se ampliam exponencialmente. Você já deve ter visto vídeos do YouTube em pesquisas realizadas no Google.

O YouTube também é uma excelente plataforma para investir em anúncios de vídeo. Se antes dizíamos que aquilo seria ponto negativo para uma marca, hoje estamos acostumados a pular anúncios que não nos interessam, mas parar para assistir aqueles que fazem sentido ao que queremos enquanto consumidores.


Tela com gráficos do Google Analytics.
5. SEO

O Search Engine Optmization (SEO) é a otimização do seu site para os buscadores, incluindo o principal deles: Google. Inclusive seus algoritmos são constatemente aperfeiçoados para que os resultados estejam de acordo com a busca. Neste caso, é primordial ter um conteúdo bem elaborado, afinado e que ajude os usuários a encontrar o que querem.

Aliás, indo além de um buscador, o Google passou a ser uma ferramenta para tirar dúvidas. É comum a busca por formas gramaticais corretas, dicas de culinária e até textos de conforto para tempos difíceis. Uma vez que ali você encontra tudo, o resultado tem que ser de acordo com o que o usuário deseja.

Mais do que ser encontrado, um bom SEO trás mais credibilidade a sua marca e melhora a autoridade da sua página.

E com essa autoridade vem o aumento de usuários e consequentemente a venda.


Por fim...

A tecnologia tecnologia está em constante aprimoramento e entregando melhorias ao mercado e as empresas precisam se adptar a essa nova realidade. Se há cinco anos atrás víamos Facebook e Instagram como grandes plataformas de redes sociais, hoje vemos o WhatsApp. Aliás, como dito anteriomente, ele deixou de ser uma simples plataforma de conversação.

Se antes parecia que o YouTube seria deixado de lado por outros apps de vídeo, vemos ele como a segunda maior rede social brasileira. Criar as estratégias certas para cada uma dessas mídias é só parte do processo. Com o público cada vez mais exigente, ter a mensagem certa e na hora certa tornou-se regra fundamental.

E se por um lado as marcas visam ampliar o seu público, atendendo os seus desejos, também é necessário respeitar a sua privacidade e proteger os seus dados. Com a LGPD, os profissionais de marketing precisam se adaptar a essa nova realidade, atendendo as expectativas das empresas sem perder o foco em atrair os clientes potenciais.

Faltou algum item? Vamos conversas e entender como sua empresa pode crescer neste mercado cheio de oportunidades.

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